Home > Urologia Consultare
O urologista é especializado no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com distúrbios no trato urinário, como rins, bexiga, ureteres, uretra e do aparelho reprodutor masculino incluindo o pênis, o escroto, os testículos, o epidídimo, o canal deferente, a próstata e as vesículas seminais. Também está apto a realizar procedimentos cirúrgicos, para a correção de problemas e retirada de tumores.
O urologista trata uma variedade de doenças em homens e mulheres de todas as idades, incluindo infecções, inflamações, cálculos, incontinência urinária, infertilidade, tumores e transplante renal. No caso específico dos homens, este profissional é fundamental para o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), fimose, ejaculação precoce, impotência sexual, infertilidade, curvatura peniana, além de tumores no sistema reprodutor masculino.
Homens e mulheres devem procurar o urologista para o diagnóstico e tratamento de doenças que podem acometer a bexiga, rins, uretra e ureteres. Grande parte da população, principalmente a feminina, desconhece a importância de se consultar com um urologista, o que pode levar a diagnósticos e tratamento tardios das doenças.
Na maioria das vezes as mulheres são acometidas por infecções urinárias devido à formação do seu órgão genital e urinário, elas têm uretra mais curta medindo cerca de 4 cm, e a proximidade entre o ânus a uretra. Desta forma, a consulta feminina ao urologista também deve ser periódica, permitindo identificar, ainda na fase inicial, problemas nos rins, bexiga, ureter e uretra.
Já nos homens, o urologista além de auxiliar em problemas na bexiga, rins,ureter e uretra, atua na prevenção e tratamento de disfunções sexuais, como impotência, infertilidade, ejaculação precoce, além de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), fimose, curvatura peniana e tumores que acometem o sistema reprodutor masculino. Após os 40 anos é necessário consultar anualmente o urologista para a realização do exame da próstata. Este órgão pode ser avaliado com exame de toque retal e com a dosagem do PSA – antígeno prostático específico, no sangue. Estes exames são importantes para detectar possíveis alterações na próstata que podem ser indicativos de câncer ou hiperplasia benigna da próstata.
Ou seja, assim como a ida ao dentista, a ida ao urologista deve ser periódica e regular.
Mantenha a sua saúde em dia, consulte um dos nossos urologistas.
Homens a partir dos 40 anos devem consultar anualmente o urologista para examinar a próstata, mesmo não havendo sintomas. O Câncer de próstata é um dos tumores de maior incidência entre os homens. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), nos últimos anos a incidência de casos novos de câncer de próstata vem sendo de 65 mil por ano. Entretanto, se identificado na fase inicial, as chances de cura são altas.
Além disso, este especialista deve ser consultado sempre que aparecerem sintomas como:
Ardência, dor e vontade frequente de urinar – estes são sintomas clássicos de infecção urinária que, embora sejam mais comuns nas mulheres, podem acometer também os homens, afetando a qualidade de vida e a rotina dos pacientes.
O ideal, ao identificar estes sintomas, é procurar um urologista o quanto antes para a realizar o tratamento adequado conforme o agente infeccioso e as particularidades de cada caso.
Sangue na urina ou urina turva – a análise da cor da urina é um parâmetro importante para a identificação de sinais de possíveis disfunções em nosso organismo. O ideal é que a cor da urina seja amarela clara. Se a urina estiver turva ou com sangue, pode ser o indício de problemas como infecção, cálculo renal ou tumores. Nestes casos, o ideal é procurar o urologista o quanto antes.
Alterações no hábito de urinar – dificuldade, diminuição ou aumento na frequência urinária também são sinais que podem indicar a presença de infecção urinária, tumores entre outros problemas relacionados ao trato urinário.
Dores lombares ou cólicas renais frequentes – cólicas renais frequentes e dores lombares, a famosa dor nas costas, quando não associada a uma causa aparente, como por exemplo a prática de exercícios, podem indicar problemas renais e requerem avaliação de um urologista.
Falta de libido, dificuldades de ereção ou disfunções sexuais – estes sintomas podem estar relacionados a causas variadas como: problemas circulatórios, neurológicos, hormonais, psicológicos, entre outros. Desta forma, a avaliação de um urologista é imprescindível para o diagnóstico preciso e a prescrição do tratamento adequado para cada caso.
Venha agora fazer uma consulta com um dos urologistas da Consultare.
As unidades da Consultare contam com uma extensa agenda de horários para a marcação de consulta com nossos urologistas.
Veja a Unidade mais próxima de você.
Com o objetivo de se manter saudável, é imprescindível o acompanhamento com o médico especialista e realizar exames regularmente.
Procurar um urologista regularmente traz os seguintes benefícios:
Diagnóstico correto de dores em região lombar, pênis ou testículos que pode indicar problemas como infecções, cálculos, inflamações ou tumores;
Auxílio com dificuldade em manter relações sexuais, que pode ser decorrente de problemas no sistema reprodutor masculino;
Diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis que têm sintomas como: coceira, vermelhidão, dor, bolhas, feridas, queimação, corrimento e verrugas penianas;
Solução de problemas como ausência de ejaculação e impotência sexual, sintomas que sinalizam algum problema urológico.
Prevenção do câncer de próstata.
Não deixe para depois, agende agora seu urologista.
O urologista está preparado para solicitar e interpretar uma série de exames, entre eles estão:
Exames de sangue – onde são avaliados os parâmetros relacionados ao trato urinário, como uréia, creatinina, ácido úrico, contagem de leucócitos e o marcador tumoral PSA.
Exame de toque retal – O exame de toque retal é o procedimento em que o médico com o dedo indicador examina o formato, o tamanho e a textura da próstata, além de identificar a presença de nódulos que podem ser indicativos de um tumores.
Espermograma – é um exame laboratorial capaz de analisar a fertilidade masculina, avaliando a composição do sêmen . É indicado para avaliar problemas de esterilidade no homem .
Biópsia vesical – este é um procedimento recomendado quando existe a suspeita de câncer de bexiga. Na biópsia é retirada uma amostra de tecido, que é removida e encaminhada para análise anatomo-patológica.
Fluxometria ou Urofluxometria – é um exame realizado para medir o fluxo da urina. Durante a micção é medida a velocidade com que a urina é expelida em ml/segundo.
É importante para o diagnóstico de problemas como incontinência urinária masculina e feminina, hiperplasia da próstata ou estenose da uretra .
Ultrassonografia e ressonância magnética – são exames de imagens solicitados para o diagnóstico de problemas no aparelho urinário como rins, bexiga e ureteres em homens e mulheres. No caso específico dos homens pode ser recomendado para auxiliar no diagnóstico de doenças no aparelho reprodutor.
Cistoscopia e Uretrocistoscopia –exame endoscópico que permite avaliação interna da uretra e bexiga de forma a detectar possíveis doenças. É indicado em pacientes com sintomas urinários como presença de sangue na urina, infecção urinária de repetição, entre outros.
A Consultare realiza vários exames urológicos. Clique aqui e agende já o seu!
Sim. O período fértil no homem começa a entrar em declínio por volta dos 50 a 60 anos. Conhecida como andropausa, é a fase que se caracteriza pela diminuição da produção de testosterona, que tem uma influência direta na capacidade de produção de espermatozoides.
Os principais sintomas da infecção urinária são: dor ou queimação ao urinar, sensação de peso na bexiga, vontade frequente de urinar, urinar em pouca quantidade, urina escura, etc. Porém é importante destacar que os sintomas de infecção urinária podem variar bastante de uma pessoa para outra . Por isso, é importante procurar um urologista para realizar o diagnóstico e indicação do melhor tratamento.
Denomina-se precoce a ejaculação que ocorre muito rapidamente, antes que o homem deseje, o que habitualmente traz grande ansiedade e insatisfação. Não há um tempo mínimo para definir a ejaculação precoce. O que há é uma sensação subjetiva do homem e da sua parceira de que a ejaculação foi muito rápida, e que ocorreu antes de ser desejada e não pode ser controlada. A ejaculação precoce é muito frequente nos homens, podendo atingir de 20 a 30% deles.
Não. Esta cirurgia apenas impede a chegada dos espermatozoides no sêmen, através da interrupção do ducto deferente, que leva os espermatozoides dos testículos para a uretra. Assim, o homem continua a ejacular, pois a maior parte do esperma vem da próstata e das vesículas seminais. A ejaculação continua a mesma, sem a presença dos espermatozoides.
É uma consulta médica remota, realizada através de chamadas de vídeo, com médico e paciente localizados em locais diferentes.
Nesta consulta o médico obtém informações clínicas, laboratoriais ou de imagem do paciente a fim de estabelecer um diagnóstico, prescrever condutas, tratamentos ou emitir documentos médicos.
É a troca de informações exclusivamente entre médicos, com ou sem a presença do paciente, para auxílio diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico do paciente. Permitindo desta forma que diversas especialidades médicas possam assistir pacientes em locais longínquos.