Home > Psiquiatria Consultare
A Psiquiatria é a medicina da mente. O psiquiatra se dedica ao diagnóstico, prevenção, tratamento e reabilitação de pacientes que sofrem com distúrbios mentais.
Se você deseja uma consulta com um psiquiatra em Campinas, fale com nosso time de atendimento e agende um horário.
Para assegurar a saúde e o bem-estar psíquico do paciente, o psiquiatra precisa realizar um amplo diagnóstico, onde são considerados não apenas aspectos biológicos e genéticos, como também psicológicos e culturais.
Durante a consulta, o psiquiatra faz uma avaliação para conhecer o paciente, ouve suas queixas e sintomas, analisa a história da doença atual e a pregressa, a história social e familiar do paciente. Caso seja necessário, pode solicitar uma conversa com outras fontes, como familiares e psicólogos.
Também pode solicitar exames para verificar a existência de doenças orgânicas que podem ser a causa do distúrbio psiquiátrico, como tumores cerebrais e doenças da tireoide por exemplo. Assim é possível determinar o tratamento mais adequado para cada caso, que pode ser feito por meio de medicamentos ou psicoterapia ou ainda uma combinação de ambos.
Algumas das principais doenças psiquiátricas são depressão, ansiedade, transtorno bipolar, demência, esquizofrenia, dependência química, Síndrome de Burnout, síndrome do pânico, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e transtornos alimentares.
Existe um mito em torno da figura do psiquiatra, que ainda é visto por muitos como um “médico de loucos”, o que é um grande equívoco. Além de tratar de doenças mentais como a esquizofrenia este especialista também pode ajudar qualquer pessoa que esteja sofrendo com problemas de ordem emocional, como oscilações de humor, crises de ansiedade e insônia, sintomas relativamente comuns na vida moderna, mas que podem interferir nas atividades do seu cotidiano, no trabalho e até nos relacionamentos. Assim, em muitos momentos, é importante realizar um check up da saúde mental também.
Mantenha a sua saúde em dia, consulte um dos nossos psiquiatras em Campinas.
A saúde mental assegura uma vida mais plena e feliz.
Alguns sinais e sintomas são indicativos que você deve procurar a ajuda de um psiquiatra, como por exemplo mudanças de humor frequentes, dificuldade para dormir, alterações no apetite, dificuldade de se livrar de algum vício.
Todos nós lidamos diariamente com diferentes emoções, necessárias para expressar sentimentos como alegria, tristeza, raiva, frustração e ansiedade. Lidar bem com cada um deles é fundamental para a nossa saúde mental.
Sentir-se chateado após uma discussão, ansioso com um problema, triste com uma desilusão são condições absolutamente normais. O problema ocorre quando estas reações assumem uma proporção maior que o esperado. Por exemplo, quando o sentimento de frustração e tristeza passam a ser tão intensos, que a pessoa se sente incapaz e sem ânimo, para executar as tarefas do dia-a-dia, que acabam prejudicadas.
Quadros de insônia, mudanças bruscas de humor também são indícios de que algo não vai bem. Nestes casos, o ideal é recorrer à ajuda de um psiquiatra, pois estes sintomas podem indicar o início de algum distúrbio psiquiátrico.
Quadros de ansiedade podem desencadear uma série de reações físicas, como falta de ar, palpitações, taquicardia e tremedeira.
A ajuda de um psiquiatra é fundamental para ajudar esse paciente a recuperar a sua saúde mental e a sua qualidade de vida.
Venha agora fazer uma consulta com um dos psiquiatras em Campinas da Consultare.
As unidades da Consultare contam com uma extensa agenda de horários para a marcação de consulta com nossos psiquiatras em Campinas.
Veja a Unidade mais próxima de você.
Com o objetivo de se manter saudável, é imprescindível o acompanhamento com o médico especialista e realizar exames regularmente.
Procurar um psiquiatra garante a saúde da sua mente. Além disso, este profissional pode ajudar também:
Evitar que problemas como ansiedade, stress e depressão tragam impactos a sua vida cotidiana, comprometendo o seu convívio social;
Ganhar mais qualidade de vida, segurança e saúde, com o controle de sintomas que costumam acometer os pacientes psiquiátricos, como apatia, medo e baixa auto-estima;
Iniciar mais precocemente um tratamento, evitando o agravamento do problema;
Esclarecer dúvidas relacionadas a sua saúde mental;
Manter você atualizado sobre as melhores práticas e tratamentos disponíveis.
Não deixe para depois, agende agora seu psiquiatra na Consultare Campinas ou outras unidades.
O psiquiatra está preparado para solicitar e interpretar uma série de exames e encaminhar o paciente para outras especialidades como a ortomolecular, por exemplo. Entre eles estão:
Exames de sangue – durante a prática clínica psiquiátrica frequentemente são necessários a solicitação de exames como:
Dosagem dos níveis de lítio, ácido valpróico e carbamazepina para o acompanhamento de transtorno bipolar.
Dosagem de hormônio da tireóide para detectar alterações hormonais que possam comprometer o humor e concentração.
Exame Toxicológico – utilizado para detectar a presença de drogas no organismo como maconha, cocaína e anfetaminas. Saiba mais sobre o que é exame toxicológico.
Eletroencefalograma – tem como objetivo o registro da atividade elétrica cerebral para o diagnóstico de eventuais anormalidades. É recomendado para colaborar no diagnóstico de distúrbios neurológicos e psiquiátricos.
Tomografia Computadorizada – tem a finalidade de avaliar o cérebro através de imagens de alta resolução, ajudando na identificação de problemas físicos que possam, eventualmente, ser a causa de perturbações mentais.
Ressonância Magnética – na psiquiatria, a ressonância magnética é usada na identificação de doenças neurológicas que podem afetar a saúde mental do paciente.
Agende agora seu psiquiatra na Consultare Campinas ou outras unidades.
O psiquiatra é um profissional médico habilitado a tratar de distúrbios mentais como esquizofrenia, bipolaridade, depressão, insônia, ansiedade entre outros.
Apenas o psiquiatra pode prescrever medicamentos e cabe a ele fazer o acompanhamento de como o paciente está reagindo ao tratamento.
O psicólogo tem formação em psicologia. Seu principal objetivo é conduzir o processo terapêutico para ajudar o paciente a encontrar respostas às suas indagações e conseguir resolver problemas internos profundos, como traumas e hábitos nocivos.
É importante salientar que o trabalho em conjunto desses dois profissionais resultam em um sucesso maior, uma vez que eles têm um objetivo em comum utilizando método diferentes. Você encontra esse tratamento integrado, tanto nas clínicas Consultare quanto na nossa consulta online.
A depressão é uma doença mental, caracterizada por alterações na atividade cerebral que levam a um quadro duradouro de tristeza ou perda de interesse por atividades habituais. Entre os principais sintomas estão: apatia, distúrbios do sono (insônia ou sono excessivo), irritabilidade, cansaço, crises de choro, falta de memória e concentração, perda de apetite. O diagnóstico e tratamento dependem de avaliação médica.
É causado pela exaustão extrema relacionada ao desempenho das atividades profissionais, por isso também é conhecida como “síndrome do esgotamento profissional” e afeta vários aspectos da vida do paciente. Os sintomas incluem alterações no apetite, dificuldades de concentração, insônia, sentimentos de fracasso, insegurança e negatividade constante. O diagnóstico e tratamento dependem de avaliação médica.
O exercício físico libera no cérebro endorfina, substância que proporciona uma sensação de bem estar e prazer. A prática de exercício físico é uma boa forma de prevenir e combater a depressão. O exercício físico constante tem efeitos benéficos na saúde mental podendo reduzir a ansiedade, aumentar a autoestima e diminuir o stress.
É uma consulta médica remota, realizada através de chamadas de vídeo, com médico e paciente localizados em locais diferentes.
Nesta consulta o médico obtém informações clínicas, laboratoriais ou de imagem do paciente a fim de estabelecer um diagnóstico, prescrever condutas, tratamentos ou emitir documentos médicos.
É a troca de informações exclusivamente entre médicos, com ou sem a presença do paciente, para auxílio diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico do paciente. Permitindo desta forma que diversas especialidades médicas possam assistir pacientes em locais longínquos.