Home > Pneumologia Consultare
Pneumologia é a especialidade médica responsável pelo tratamento de doenças que acometem as vias respiratórias, que são as estruturas responsáveis pelo transporte do ar aos pulmões, compreendendo a nasofaringe, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos.
O pneumologista é o médico especialista responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que acometem o sistema respiratório como asma, bronquite, pneumonia, tuberculose, fibrose cística, coqueluche, embolia pulmonar, pleurisia, doença pulmonar obstrutiva crônica ( DPOC ), enfisema pulmonar, câncer de pulmão, entre outras.
O pneumologista é o médico responsável por diagnosticar e tratar doenças que afetam as vias respiratórias, estas podem atingir qualquer faixa etária, como crianças, adultos e idosos. A mais conhecida delas é a pneumonia, que é uma das principais causas de morte por infecções respiratórias, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.
Mantenha a sua saúde em dia, consulte um dos nossos pneumologistas.
É necessário procurar este especialista no caso de aparecimento de sintomas como: cansaço sem esforço, falta de ar, tosse, rouquidão, dor no peito ou chiado no peito. A busca por auxílio médico também deve ser imediata caso ocorra tosse com sangue (hemoptise). Então, apesar de não ser uma especialidade que se procure regularmente (como o dentista), é necessário atenção ao aparecimento de qualquer um destes sintomas.
Venha agora fazer uma consulta com um dos pneumologistas da Consultare.
As unidades da Consultare contam com uma extensa agenda de horários para a marcação de consulta com nossos pneumologistas.
Veja a unidade mais próxima de você.
Com o objetivo de sempre se manter saudável, é imprescindível o acompanhamento médico e exames regulares.
Dedique tempo para cuidar da sua saúde.
Procurar um pneumologista regularmente traz os seguintes benefícios:
Diagnóstico preciso, fundamental para assegurar um tratamento eficaz e evitar que problemas mais sérios possam comprometer a sua saúde de seus pulmões;
Tosse persistente é um sinal que pode sugerir quadros graves ou crônicos, comprometendo o seu bem-estar;
Além de diagnosticar e buscar o melhor tratamento para problemas pulmonares, inclusive crônicos, como a asma, este médico também atua na prevenção, reduzindo o número de crises dos pacientes melhorando a qualidade de vida;
Você pode iniciar mais precocemente um tratamento, minimizando a manifestação de sintomas e evitando o agravamento do quadro;
Você pode fazer perguntas que te ajudem a entender mais sobre a saúde de seus pulmões. Já está comprovado, por exemplo, que pessoas que fumam têm maior chance de desenvolverem doenças respiratórias;
Você ficará atualizado sobre as melhores práticas e tratamentos disponíveis.
Não deixe para depois, agende agora seu pneumologista.
Para o diagnóstico de doenças respiratórias, determinando suas causas e avaliando a sua gravidade, o pneumologista está preparado para solicitar e interpretar uma série de exames, alguns deles são:
Oximetria – Exame utilizado para análise da frequência cardíaca e saturação de oxigenação do sangue.
Espirometria – O exame avalia os volumes e fluxos de ar que entram e saem do pulmão enquanto o paciente sopra em um tubo, usado para investigação de doenças de vias aéreas.
Radiografia do tórax – O Raio X utiliza uma pequena dose de radiação, que não é prejudicial à saúde. É indicado para avaliar a estrutura dos pulmões e a cavidade torácica.
Tomografia computadorizada – O exame oferece uma avaliação detalhada da estrutura pulmonar.
Ressonância magnética – O exame oferece uma visão detalhada dos órgãos da cavidade torácica, como mediastino, pulmão, parede torácica.
Agende agora seu pneumologista.
A pneumonia em si não é contagiosa. É possível ser infectado se os mecanismos de defesa do organismo falhar, como em casos de câncer, desnutrição, doença pulmonar prévia, imunodeprimidos, etc.
A asma não tem cura, mas com o tratamento adequado os sintomas podem melhorar e até mesmo desaparecer ao longo do tempo. Por isso é fundamental o acompanhamento médico contínuo. Com o tratamento correto, a maioria das pessoas com asma pode levar uma vida absolutamente normal.
Como na maioria das doenças, é importante manter hábitos de higiene regulares, além de estar com o calendário de vacinação em dia, principalmente com a vacina pneumocócica e evitar o fumo, são algumas das dicas de prevenção dos especialistas. O controle de umidade do ar é outro aspecto importante, pois ajuda a reter as partículas em suspensão no ar, impedindo que microrganismos como fungos e bactérias, causadores de doenças respiratórias, se proliferem.
Isso ocorre devido a gravidade, com o corpo na posição horizontal, o muco pode incomodar mais a região pulmonar. Uma maneira de aliviar essa situação é dormir em uma posição um pouco mais elevada, utilizando travesseiros para deixar a parte superior do corpo inclinada. Algumas providências também podem ajudar a aliviar a tosse noturna, como: beba bastante líquidos ao longo do dia e antes de dormir, pois a água ajuda a hidratar a mucosa e diluir o muco na garganta. Não fume, o cigarro possui toxinas que degeneram o sistema respiratório e pioram muito a tosse.
Faça limpeza nasal frequentemente, seja com sprays nasais ou seringas com soro fisiológico.
O acometimento das vias respiratórias pelo coronavírus provoca inflamação.
Como resposta do organismo a esse estímulo pode ocorrer uma tosse seca e persistente, com intensidade que pode variar entre as pessoas. Entretanto, nem toda tosse seca é sinal de Covid19. Neste caso, o sintoma costuma vir associado a febre, cansaço, dor de cabeça, perda de paladar ou olfato, falta de ar, entre outros sinais. Na dúvida, a melhor conduta é procurar ajuda médica especializada, não dispensando o uso de máscara e higienização constante das mãos.
É uma consulta médica remota, realizada através de chamadas de vídeo, com médico e paciente localizados em locais diferentes.
Nesta consulta o médico obtém informações clínicas, laboratoriais ou de imagem do paciente a fim de estabelecer um diagnóstico, prescrever condutas, tratamentos ou emitir documentos médicos.
É a troca de informações exclusivamente entre médicos, com ou sem a presença do paciente, para auxílio diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico do paciente. Permitindo desta forma que diversas especialidades médicas possam assistir pacientes em locais longínquos.