(19) 3500-1700  •  Consultare – Centro Médico Acessível

Ortopedia Consultare

Consultare, cuidado e carinho para você!

O que é ortopedia?

A locomoção é o foco desta especialidade

A ortopedia é a especialidade da medicina que trata as doenças do sistema musculoesquelético, este complexo sistema inclui ossos, articulações, ligamentos, tendões, músculos e nervos do sistema locomotor.

Como atua um ortopedista?

Saiba quais doenças este médico pode tratar

Este especialista atua no diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças, traumas e lesões que afetam tendões, ligamentos, músculos, articulações e ossos. Está apto para realizar o tratamento clínico ou cirúrgico de problemas relacionados ao aparelho locomotor.

O ortopedista é o responsável pelo tratamento de entorses, estiramentos, luxações, fraturas, além de problemas como: lombalgias, cifose, escoliose, tendinite, artropatia, bursite, cistos sinoviais, cisto de baker, deformidades adquiridas das mãos, pés, doenças musculares e congênitas, hérnia de disco, dor nas costas e na coluna, dor no nervo ciático, dor no joelho, doenças degenerativas, lesões esportivas, câncer ósseo, entre outras.

Quem deve procurar um ortopedista?

Este especialista pode ajudar a resolver problemas de dores no corpo

Qualquer pessoa deve procurar um ortopedista caso tenha sofrido alguma lesão ou trauma no corpo ou sinta dores após a realização de algum esforço físico.

Mantenha a sua saúde em dia, consulte um dos nossos ortopedistas.

Quando devemos procurar um ortopedista?

Entenda a importância da consulta com um ortopedista

É muito comum nos acostumarmos com as dores que se manifestam em nosso corpo. As dores nas costas são um exemplo muito comum. Às vezes convivemos com este incômodo, sem considerar que este sintoma precisa de atenção. Porém, é importante lembrar que sentir dor não é normal, pois ela representa uma resposta do nosso organismo para alguma anormalidade, podendo ser o sinal de alguma doença ortopédica.

O ortopedista deve ser consultado em casos entorses, luxações, dores nos membros, dor nas articulações, dor na coluna, dor no quadril, lesões, fraturas, dores após a realização de um esforço físico ou ainda se você sofreu um trauma, como uma pancada ou uma queda, entre outros.

Alguns sintomas também indicam que é necessário buscar uma avaliação deste especialista, como dores constantes nas costas, cansaço excessivo, formigamentos nos membros, rigidez matinal, calor, dor ou inchaço nas articulações.

Venha agora fazer uma consulta com um dos ortopedistas da Consultare.

Onde posso consultar um ortopedista?

Uma unidade sempre perto de você

As unidades da Consultare contam com uma extensa agenda de horários para a marcação de consulta com nossos ortopedistas.

Veja a Unidade mais próxima de você.

Porque devemos procurar um ortopedista?

Mantenha-se sempre saudável

Com o objetivo de sempre se manter saudável, é imprescindível o acompanhamento médico e exames regulares.

Dedique tempo para cuidar da sua saúde.

Procurar um ortopedista regularmente traz os seguintes benefícios:

  1. Auxiliar no tratamento e prevenção de dores nas costas, problema que compromete a saúde e o bem-estar, interferindo na qualidade de vida;

  2. Dores no pescoço, nos ombros, nos pés, nas mãos, nas pernas e braços, principalmente quando persistentes e que afetam a sua rotina diária, podem indicar algum problema que necessite de tratamento, procurar auxílio de um ortopedista se faz necessário para o diagnóstico precoce e tratamento adequado para cada caso;

  3. Se você já quebrou algum osso ou sofreu com o deslocamento de algum membro, pode ser que, de vez em quando, alguns sintomas voltem a incomodar. Saiba que isso não é normal e, dessa forma, é bom procurar ajuda de um ortopedista;

  4. Se você sofreu pequenos acidentes, torções ou pancadas que são muito comuns no dia a dia e que estão acarretando dor na região afetada, é importante uma avaliação para investigar os danos causados.

Não deixe para depois, agende agora seu ortopedista.

Quais são os exames que um ortopedista pode recomendar para auxiliar o diagnóstico?

Este médico está capacitado a fazer uma variedade de análises para o diagnóstico dos problemas que afetam o aparelho locomotor

O ortopedista está preparado para solicitar e interpretar uma série de exames, entre eles estão:

Raio-X – na ortopedia este exame de imagem é realizado para avaliar os ossos e articulações.

Densitometria óssea – exame que avalia a densidade mineral óssea. Importante no diagnóstico de osteopenia e osteoporose.

Ultrassom – exame realizado para avaliação dos músculos, tendões e articulações. Muito utilizado no diagnóstico de tendinites, bursites, cisto sinovial, cisto de baker e derrame articular.

Tomografia computadorizada – Com este exame é possível avaliar com precisão os ossos em todas as posições, fazer o diagnóstico preciso da fratura e de algumas fraturas ocultas, em que não é possível ver no raio x. Além disso, ela também permite analisar a forma da fratura, auxiliando o médico a planejar o melhor tratamento clínico ou cirúrgico.

Ressonância Magnética – Com este exame é possível avaliar músculos, nervos, tendões, ligamentos, cavidade articular e o osso. O exame é capaz de avaliar a existência de lesão intra-articular, confirmar o diagnóstico de ruptura ou lesão em meniscos, lesões em ligamentos, tendões, músculos ou na superfície articular.

Cintilografia Óssea – Muito utilizada para detectar metástases ósseas de tumores oriundos de órgãos como pulmão, próstata, mama e etc. No entanto, ele também é útil para a detecção de tumores ósseos, infecções ou inflamações dos ossos, necroses ósseas, fraturas de estresse em atletas, etc.

Agende agora seu ortopedista.

Tire suas Dúvidas!

Entorse é uma lesão que atinge os ligamentos (estruturas que ligam um osso a outro, nas articulações) e ocorre quando estes esticam além de sua capacidade, podendo provocar, inclusive, sua ruptura. Podem causar dor local, inchaço e vermelhidão, além de dificuldade para a realização de movimentos. O tornozelo é a articulação mais atingida pelas entorses.

Já a Luxação é quando a extremidade de um osso é deslocada de seu lugar. É perigosa porque pode afetar vasos sanguíneos, nervos, entre outras estruturas.

Ocorre dor e inchaço após a lesão. Normalmente uma luxação ocorre em virtude de traumatismos ou movimentos muito bruscos e violentos.

Nos dois casos é importante manter o local imobilizado, uma vez que a movimentação pode causar danos ainda maiores, e procurar ajuda médica especializada.

Toda dor persistente deve ser investigada. No caso do quadril, pode ser decorrente de inflamações, de desgaste articular como artrose ou até mesmo um tumor. Por isso, é importante procurar um ortopedista para diagnosticar a causa e iniciar o tratamento mais adequado, o quanto antes.

Infecções pulmonares podem apresentar como sintoma dor nas costas, porém ela geralmente é acompanhada de outros sintomas como febre, dificuldade para respirar e tosse. Por isso, é importante a avaliação por um clínico geral que vai avaliar o paciente e determinar a conduta mais adequada para cada caso ou encaminhar para a avaliação de um especialista quando necessário.

Sim! O salto alto desloca parte do peso do corpo para a extremidade anterior do pé, o que ocasiona alterações na postura corporal para manter o equilíbrio. Portanto o uso prolongado do salto alto pode acarretar: inflamação dos tendões, torções do tornozelo e dores na coluna lombar, alteração postural, deformidades nos dedos, calosidades e joanetes.

Criança que anda na ponta dos pés, manca sem causa aparente ou que se queixa de dor nos membros devem ser examinadas por um ortopedista para avaliação se estes sinais podem estar relacionados a doenças ortopédicas.

TELEMEDICINA

Teleconsulta

É uma consulta médica remota, realizada através de chamadas de vídeo, com médico e paciente localizados em locais diferentes.

Nesta consulta o médico obtém informações clínicas, laboratoriais ou de imagem do paciente a fim de estabelecer um diagnóstico, prescrever condutas, tratamentos ou emitir documentos médicos.

Teleinterconsulta

É a troca de informações exclusivamente entre médicos, com ou sem a presença do paciente, para auxílio diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico do paciente. Permitindo desta forma que diversas especialidades médicas possam assistir pacientes em locais longínquos.