(19) 3500-1700  •  Consultare – Centro Médico Acessível

Oftalmologista Consultare

Consultare, cuidado e carinho para você!

O que é oftalmologia?

O oftalmologista é o médico que vai ajudar você a manter a saúde dos seus olhos sempre em dia

O oftalmologista é o médico que acompanha e zela pelo bom funcionamento do nosso sistema ocular, o que inclui o diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao olho e a visão. Também realiza tratamentos e correções para problemas visuais e realiza procedimentos cirúrgicos.

A medicina está cada vez mais moderna e vem aplicando os avanços da tecnologia para realizar diagnósticos e tratamentos de ponta. Na oftalmologia, estes recursos são muito evidentes para o paciente. Na Consultare, nossos oftalmologistas em Campinas contam com equipamentos de última geração para oferecer aos nossos pacientes diagnósticos precisos e os melhores tratamentos.

Como atua um oftalmologista?

Saiba quais os problemas que este médico pode tratar

Nas consultas médicas, o oftalmologista vai questionar sobre as queixas relacionadas à visão e aos hábitos do paciente, como a frequência do uso de computador e dispositivos móveis, como o celular. Realizará uma série de exames oftalmológicos, incluindo o exame de refração. Por isso é tão importante visitar regularmente o oftalmologista, assim como se realiza check ups regulares do restante do corpo e se visita o dentista.

Com esta avaliação, será possível detectar uma série de alterações como a miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia ou vista cansada e a necessidade do uso de óculos e o grau, além de outras doenças oculares, como catarata, pterígio, estrabismo, terçol (hordéolo), conjuntivite, degeneração macular, retinopatia diabética, ceratocone e glaucoma.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo e na maioria dos casos não apresenta sintomas.

Oftalmologista em Campinas você encontra na Consultare!

Quem deve procurar um oftalmologista?

Todos nós precisamos cuidar da saúde dos olhos

O médico oftalmologista deve ser consultado por todas as pessoas, incluindo crianças, sempre que for identificada qualquer alteração na capacidade visual, a famosa dificuldade para enxergar, seja objetos próximos ou distantes, bem como no aparecimento de sintomas nos olhos, como vermelhidão, coceira, sensibilidade à luz, visão embaçada ou dupla, manchas visuais, dificuldade para a distinção de cores, entre outros.

Entretanto, mesmo na ausência de qualquer um destes sinais, é importante um acompanhamento regular para a identificação e tratamento precoce de problemas que podem surgir na visão ao longo da vida.

Mantenha a saúde dos seus olhos em dia, consulte um dos nossos oftalmologistas em Campinas.

Quando devemos procurar um Oftalmologista?

Entenda a importância da consulta com um Oftalmologista

Nos primeiros anos de vida, ocorre o desenvolvimento dos olhos, portanto a primeira consulta ao oftalmologista é importante em crianças para a avaliação do desenvolvimento da visão, e não apenas se houver alguma queixa, mas de forma preventiva, diagnosticando precocemente possíveis problemas visuais.

Para que problemas visuais não prejudiquem o bom desempenho escolar, é recomendável realizar consultas periódicas a partir dos 5 anos de idade, já que alguns problemas de visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, podem aparecer em crianças e somente um oftalmologista estará apto a identificá-los e prescrever as lentes de correção (óculos) apropriadas. O mesmo vale para jovens, adultos, especialmente após os 40 anos, e idosos que devem se submeter a uma consulta anual ou em períodos mais curtos, conforme indicação médica, ou quando aparecer sintomas como: dificuldade em enxergar com nitidez, visão dupla ou embaçada, vermelhidão ou inchaço nos olhos, sensibilidade à luz, dores de cabeça e nos olhos, manchas ou variação da visão e em pacientes histórico de diabetes e hipertensão.

Venha agora fazer uma consulta com um de nossos oftalmologistas em Campinas na Consultare.

Onde posso consultar um oftalmologista?

Uma unidade sempre perto de você

As unidades da Consultare contam com uma extensa agenda de horários para marcação de consulta com nossos oftalmologistas em Campinas.

Veja a Unidade mais próxima de você.

Porque devemos procurar um oftalmologista regularmente?

Mantenha-se sempre saudável

Devemos cuidar da nossa saúde visual, visto que algumas doenças oculares não manifestam sintomas e podem causar cegueira. Dedique tempo para cuidar da sua saúde.

Procurar um oftalmologista regularmente traz os seguintes benefícios:

  1. A maior parte dos problemas de saúde ocular traz impactos em seu cotidiano, como dificuldades de leitura, que atrapalham os estudos, o trabalho e o lazer;

  2. O tratamento oftalmológico correto deixará sua vida com mais qualidade, segurança e saúde;

  3. Você pode encontrar alertas, sinais de algo que pode causar transtornos para sua saúde visual, através da avaliação oftalmológica;

  4. Você pode diagnosticar e tratar problemas ocultos, que não manifestam sintomas e que podem trazer danos irreversíveis a sua visão;

  5. Você pode iniciar mais precocemente um tratamento, evitando o agravamento do problema;

  6. Você pode fazer perguntas que te ajudem a entender mais sobre a saúde dos seus olhos.

Não deixe para depois, agende agora seu oftalmologista em Campinas em uma de nossas unidades.

Quais são os exames que um oftalmologista pode recomendar para diagnósticos?

Este médico está capacitado a fazer uma variedade de análises para o diagnóstico de vários problemas da sua saúde ocular

O oftalmologista está preparado para realizar e interpretar uma série de exames, entre eles estão:

Avaliação externa – o exame externo dos olhos, pálpebras e canais lacrimais é, normalmente, o primeiro procedimento realizado pelo oftalmologista, permitindo identificar vermelhidões, edemas nas pálpebras e lacrimejamento.

Refração – este é o exame de rotina realizado nos consultórios oftalmológicos. É o famoso teste das letrinhas. Com este exame é possível identificar o distúrbio de visão do paciente como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Oftalmoscopia – para a realização deste exame, o médico oftalmologista utiliza o oftalmoscópio. Esse exame tem a finalidade de avaliar as estruturas da região posterior do globo ocular, como a retina, o nervo óptico e os vasos sanguíneos, possibilitando a identificação de vários problemas como os causados pelo glaucoma e o diabetes.

Exame de motilidade ocular ou Teste ortóptico – com este exame é possível analisar os músculos ligados à movimentação dos olhos. O médico oftalmologista avalia o alinhamento dos olhos em diferentes posições, permitindo o diagnóstico de problemas como o estrabismo.

Gonioscopia – o exame avalia o ângulo entre a córnea e a íris, por onde é feito o escoamento do líquido formado dentro do olho, chamado de humor aquoso, fundamental para regular a pressão ocular. É indicado em casos de glaucoma, traumas oculares e tumores na íris.

Tonometria – o exame é realizado para avaliar a medida da pressão interna do globo ocular. As variações da pressão intraocular estão relacionadas ao humor aquoso, material localizado entre a íris e a córnea. O exame é indicado no diagnóstico de glaucoma.

Tire suas Dúvidas!

Sim, e o resultado do tratamento está relacionado ao tempo que o paciente demora para procurar ajuda de um médico oftalmologista.

As causas mais comuns de descolamento de retina são: retinopatia diabética, trauma (uma pancada forte no olho), os pacientes com miopia estão mais propensos. Os sintomas incluem o aparecimento de pontos luminosos no canto dos olhos, como se a pessoa enxergasse um flash de luz, além do surgimento ou o aumento de pontos volantes que flutuam na frente da visão.

O diabético está mais sujeito a problemas nos olhos, como a cegueira.

Pessoas com diabetes têm mais chance de desenvolver glaucoma, que é aumento da pressão ocular , e mais chance de desenvolver catarata, que é quando o cristalino (a lente clara do olho) fica opaco, bloqueando a passagem da luz.

Por isso, pacientes diabéticos precisam realizar consultas periódicas de acompanhamento com o médico oftalmologista.

O risco ao usar óculos sem receita médica, podem agravar problemas como a presbiopia e o astigmatismo.

Outro problema ainda mais grave no uso de um óculos inadequado, é camuflar uma doença grave, pois em um primeiro momento, o paciente sente que o problema de visão está sob controle, deixando de se consultar com o oftalmologista, podendo ter doenças silenciosas não diagnosticadas, como o glaucoma.

Sim, o uso prolongado de aparelhos eletrônicos, como celular, tablet e computador, exige um esforço muito grande dos olhos, pois os objetos costumam ficar muito próximos, podendo causar sérios problemas à visão, como a miopia e a degeneração macular. Os sintomas são: ressecamento, ardência e vermelhidão nos olhos, dificuldades em focar as imagens, náuseas, tonturas e dores de cabeça constantes.

TELEMEDICINA

Teleconsulta

É uma consulta médica remota, realizada através de chamadas de vídeo, com médico e paciente localizados em locais diferentes.

Nesta consulta o médico obtém informações clínicas, laboratoriais ou de imagem do paciente a fim de estabelecer um diagnóstico, prescrever condutas, tratamentos ou emitir documentos médicos.

Teleinterconsulta

É a troca de informações exclusivamente entre médicos, com ou sem a presença do paciente, para auxílio diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico do paciente. Permitindo desta forma que diversas especialidades médicas possam assistir pacientes em locais longínquos.