O oftalmologista é o médico responsável por cuidar da visão. Esse especialista analisa muito mais do que a capacidade de enxergar. Ele também diagnostica e trata alterações nas estruturas internas dos olhos.
Essa parte da medicina abrange um pouco da área clínica, um pouco da cirúrgica e de exames. Assim, durante as consultas, ele realiza alguns testes para poder determinar qualquer doença e/ou desvio.
Continue a leitura deste conteúdo. Você vai saber mais sobre o que faz o oftalmologista, a importância de se consultar com esse especialista e as principais doenças que ele trata. Confira.
Leia sobre check-up médico.
O que um oftalmologista faz?
O olho é um órgão muito complexo. Por isso, ele exige um cuidado especial. Já que é através da visão que processamos a maior parte das informações que recebemos do meio ao nosso redor.
Pelo menos 2,2 bilhões de pessoas sofrem de algum grau de deficiência visual no mundo, segundo o Relatório Mundial sobre a Visão da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dessas, 1 bilhão poderia ter sido evitado ao ter consultas com um oftalmologista regularmente.
Já que nas consultas com o oftalmologista são feitos testes que permitem avaliar a capacidade visual e as outras características ou desvios. Fazendo com que ele seja o responsável por prescrever receitas de óculos, uso de colírios ou até cirurgias.
Mas esse especialista não cuida apenas da visão. Sendo responsável também por toda a estrutura dos olhos, como canal lacrimal e pálpebras.
Por isso, é recomendado passar por uma consulta a cada ano. Pois, só essa especialidade pode realizar consultas rotineiras, prescrever tratamentos, fazer exames simples, complexos e até cirurgias.
Entretanto, caso sinta algum desconforto ou alteração, procure o médico o mais rápido possível. Principalmente para pessoas de idade avançada, quem já têm algum diagnóstico ou histórico familiar de alguma doença ocular.
E para tratar cada caso, existem algumas subespecialidades dentro da oftalmologia. Como a parte pediatria, plástica ocular, neuro-oftalmologia, oncologia ocular, glaucoma, doenças orbitárias e cirurgia refrativa.
Por que ir ao Oftalmologista?
De acordo com a Agência Brasil, 1 a cada 5 brasileiros, entre 18 e 24 anos, nunca foi ao oftalmologista. E apenas 10% dessa amostra fez uma única consulta na vida.
Isso porque, o funcionamento ocular é muito complexo, e por isso precisa ser tratado com muita atenção. Procurar ajuda dos especialistas para exames de rotina é a melhor opção para prevenir ou detectar precocemente alguma doença.
Além de observar o grau de visão dos pacientes, esse especialista consegue analisar o olho com uma riqueza de detalhes. Isso porque, ele utiliza um aparelho chamado biomicroscópio para aumentar em até 40 vezes a imagem do olho.
Assim, consegue fazer uma avaliação mais precisa sobre a saúde desse órgão. Junto com a análise se o paciente tem alguma dificuldade para enxergar perto ou longe, por exemplo.
Entretanto, se você sentir algum desses sintomas:
- Coceira ou pressão nos olhos;
- Diabetes ou hipertensão;
- Doenças hereditárias;
- Dificuldade de focar objetos longe ou perto;
- Visão dupla ou manchas na visão;
- Dores de cabeça ou atrás dos olhos;
- Dificuldade para distinguir cores;
- Olhos lacrimejando muito;
- Sensibilidade à luz;
- Vermelhidão ou inchaço.
Procure um oftalmologista para investigar o que pode ser. Caso a visão esteja normal, ainda é importante fazer consultas regulares uma ou duas vezes por ano.
Doenças oftalmológicas
O mais comum é associarmos essa especialidade apenas ao tratamento da miopia ou hipermetropia. Mas o médico também cuida, prescreve e trata outras doenças, além de realizar procedimentos cirúrgicos. Com a cirurgia refrativa, na retina, vias lacrimais, etc.
As doenças mais comuns são:
- Astigmatismo;
- Catarata;
- Degeneração macular;
- Estrabismo;
- Glaucoma;
- Hipermetropia;
- Miopia;
- Pterígio;
- Retinopatia diabética;
- Cegueira;
- Estrabismo;
- Conjuntivite;
- Terçol;
- Ceratocone;
- Blefarite;
- Daltonismo;
- Presbiopia;
- Nistagmo.
O glaucoma e a retinopatia diabética são doenças que podem causar cegueira irreversível. Já a catarata pode ser tratada através de uma cirurgia. Mas, de qualquer forma, é muito importante ir às consultas para ter um diagnóstico o quanto antes, e evitar consequências graves.
A maior parte das doenças nos olhos são silenciosas. Só conseguimos ter um sintoma perceptível quando ela já está num estágio mais avançado. Por isso, a importância de consultar com um oftalmologista.
Conheça também as doenças neurológicas.
Oftalmologista ou oculista?
Algumas pessoas ainda ficam na dúvida se o correto é oftalmologista ou oculista. Como dissemos, o primeiro é o médico responsável por diagnosticar e tratar os distúrbios relacionados aos olhos. Por exemplo, a miopia.
Já o oculista é um profissional especializado em ler as receitas passadas pelo oftalmo. Assim, ele consegue produzir, consertar e fazer a manutenção das lentes e da armação dos óculos. Ajudando os pacientes a saber quais são as melhores lentes, etc.
Portanto, o oculista só atenderá aqueles em que os problemas podem ser solucionados com a utilização de óculos. Seja para miopia, hipermetropia ou astigmatismo.
A Consultare oferece os melhores oftalmologistas, por preços que cabem no seu bolso. Assim, é possível manter as consultas em dia e ainda realizar os exames necessários, cuidando da saúde dos olhos. Agende um horário.
Não deixe de ler os conteúdos no nosso blog!