Em consultas de rotina, você pode se deparar com o seguinte questionamento: “o que é eletrocardiograma?”. Uma vez que esse é um exame inicial de avaliação do coração.
O eletrocardiograma, ou ECG, consegue verificar e mediar as atividades elétricas desse órgão. São colocados eletrodos na pele. Assim, o médico consegue identificar o ritmo dos batimentos, arritmias e um possível infarto.
Continue a leitura deste conteúdo para saber mais sobre o eletrocardiograma. Veja também, para o que ele serve e como é feito. Confira.
O que é eletrocardiograma?
É um exame simples e não invasivo. Ou seja, não precisa de anestesia, não há cortes e não tem nenhuma preparação antes. Por ser básico, ele pode ser feito nos pronto-atendimentos para avaliar o coração.
Com o ECG, o médico consegue analisar as atividades elétricas do coração. Para isso, são fixados eletrodos na pele do paciente, do lado esquerdo do peito. Assim, o aparelho consegue medir o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto.
O resultado sai na mesma hora, mostrando as ondas dos batimentos. Então, o médico consegue diagnosticar melhora ou piora de algum quadro. E, também, se os medicamentos ou marca-passos estão funcionando.
Algumas doenças que podem ser diagnosticadas pelo exame são:
- Infarto;
- Aumento ou diminuição das cavidades cardíacas;
- Distúrbios na condução elétrica do órgão;
- Doenças coronarianas.
Leia também: O que é colesterol alto?
Para o que serve o ECG?
Após entender melhor o que é o eletrocardiograma, vamos explicar para quais finalidades ele serve. Uma vez que esse exame é solicitado para todas as avaliações cardiológicas.
Através dos eletrodos acoplados ao peito torácico é possível avaliar se há alguma falha elétrica no coração. Lembrando que de 60 a 100 batimentos por minuto é o considerado “normal”.
Assim, o resultado sai como um desenho de ondas, mostrando os intervalos dos batimentos. Sendo observado, também, o tamanho e a duração de cada onda.
Dessa forma, qualquer alteração é percebida com facilidade. Já que o exame irá mostrar uma falha no ritmo cardíaco.
Mas esse é apenas um exame inicial. Assim, ele consegue apontar possíveis doenças. Que deverão ser confirmadas com outros mais específicos.
Por isso que a realização dele, junto de um check-up geral, se faz tão importante. Já que ajuda na detecção de possíveis anomalias do funcionamento regular do coração.
Como é o eletrocardiograma?
Por ser um exame simples, sua duração é de no máximo 10 minutos. Além disso, é totalmente indolor, podendo ser feito em pessoas de qualquer idade.
Não é preciso fazer nenhum preparo. Basta aparecer alguns minutos antes, sem nenhuma joia.
Você será deitado numa maca, sem a blusa. Então será aplicado um gel, parecido com o utilizado no ultrassom, e posicionados os eletrodos. Como dissemos, isso não dói e nem dá choque no corpo.
Ao ficar em repouso por alguns minutos, a máquina começará a marcar seus batimentos. Após um período, você já será liberado. E o resultado sai na hora.
Veja: Raio-x faz mal?
Quando realizar?
Além de saber “o que é eletrocardiograma”, é preciso entender quando será necessário realizá-lo. Normalmente, é feito quando o paciente apresenta algum sintoma de problemas no coração. Como:
- Dor no peito;
- Desmaios frequentes;
- Falta de ar;
- Lábios e pontas dos dedos arroxeadas;
- Palpitações;
- Batimentos acelerados;
- Tontura frequente.
Além disso, pessoas com histórico na família ou fumantes devem realizar o ECG regularmente. Ele também é feito antes de cirurgias, conferindo se está tudo certo com o coração do paciente.
Antes e depois do exame
O eletrocardiograma é um exame rápido, indolor e não invasivo. Por isso, não há nenhuma preparação antes. Você deve se alimentar bem, usar roupas confortáveis e não ir com joias.
Os homens que tiverem muito pelo na parte torácica do peito, devem fazer uma depilação antes. Pois isso pode atrapalhar que os eletrodos fiquem grudados.
Evite cremes hidratantes nesta região. Ou qualquer outro produto que possa interferir com a função correta do aparelho.
Por último, não esqueça de levar o nome de todos os remédios que você faz uso diário. É importante relatar isso antes de o exame começar, para deixar como observação no laudo.
Ao final, você estará liberado. Não sendo necessário fazer nenhum tipo de repouso ou dieta especial.
É possível marcar uma consulta com um cardiologista e também fazer o eletrocardiograma aqui na Consultare. Agende agora mesmo.
Assim, saber o que é eletrocardiograma ajuda a entender mais sobre a importância desse exame. Então, não deixe de realizá-lo.
Continue lendo no nosso blog!