(19) 3500-1700  •  Consultare – Centro Médico Acessível

Nutrição Consultare

Consultare, cuidado e carinho para você!

O que é nutrição?

Esta especialidade auxilia na promoção da saúde através da alimentação

Nutrição é a área da saúde focada na educação alimentar e no tratamento nutricional das pessoas com o objetivo promover hábitos alimentares saudáveis. O nutricionista é o especialista capacitado para prescrever, avaliar e supervisionar dietas para pacientes, planejando programas de reeducação alimentar personalizados que vão auxiliar na prevenção de doenças, ajudando a promover a qualidade de vida e contribuindo para a prática da alimentação saudável. O nutricionista pode, inclusive, apoiar e complementar o trabalho de outros especialistas da área médica.

Como atua um nutricionista?

Saiba quais problemas este especialista pode ajudar a resolver

O nutricionista realizará todos os procedimentos necessários para garantir a qualidade da alimentação do paciente, a fim de promover sua recuperação e melhora da saúde. Durante as consultas, este especialista faz uma anamnese alimentar (uma entrevista sobre os hábitos de consumo de alimentos) e avaliações clínicas e físicas necessárias (antropometria) para determinar as condições nutricionais de cada paciente. O acompanhamento de um nutricionista é importante para portadores de obesidade, dislipidemias, diabetes, desnutrição, entre outras doenças, onde a alimentação tem papel preponderante no tratamento. Também é importante para pessoas que querem manter uma boa alimentação, associadas ou não à prática de atividade física.

Quem deve procurar um nutricionista?

A ajuda deste especialista é importante em qualquer fase da vida

Todos nós, em qualquer faixa etária, podemos nos beneficiar da ajuda de um nutricionista. Cada pessoa tem um objetivo específico que pode ser motivado por razões estéticas, controles de exames, acompanhamento da gravidez, introdução alimentar e até mesmo melhora do desempenho esportivo.

Mantenha a sua saúde em dia, consulte um dos nossos nutricionistas.

Quando devemos procurar um nutricionista?

Entenda a importância da consulta com um nutricionista

Este especialista deve ser consultado em várias situações como:

  • Quando há diagnóstico de doença ou condição que afete a alimentação como hipertensão, diabetes, câncer, entre outras;
  • No controle do diabetes;
  • Para pessoas que desejam a conciliação de uma alimentação saudável com a rotina de trabalho, estudos ou lazer;
  • Pacientes que realizaram cirurgia bariátrica;
  • No período da gestação e da amamentação;
  • No início da prática de esportes ou melhora da performance esportiva;
  • Pessoas que irão realizar dietas para emagrecer ou engordar;
  • Problemas no funcionamento do intestino;
  • Auxílio de pacientes com alergias ou distúrbios alimentar;
  • Transição para uma dieta vegetariana;
  • Quando houver dúvidas sobre qualquer aspecto que envolve a alimentação.

 

Venha agora fazer uma consulta com um dos nutricionistas da Consultare.

Onde posso consultar um nutricionista?

Uma unidade sempre perto de você

As unidades da Consultare contam com uma extensa agenda de horários para a marcação de consulta com nossos nutricionistas.

Veja a Unidade mais próxima de você.

Porque devemos procurar um nutricionista?

Mantenha-se sempre saudável

Com o objetivo de sempre se manter saudável, é imprescindível o acompanhamento especializado e exames regulares.

Dedique tempo para cuidar da sua saúde.

Procurar um nutricionista regularmente traz os seguintes benefícios:

  1. Ajuda a solucionar dificuldades e criar estratégias para facilitar a mudança dos hábitos alimentares, mantendo o foco e a motivação;

  2. Promove ajustes no seu plano alimentar, que deve ser adequado às suas necessidades diárias e a sua rotina;

  3. Auxilia na manutenção de uma alimentação balanceada, corrigindo possíveis distorções, o que interfere na sua saúde, humor e consequentemente impacta na qualidade de vida e bem-estar;

  4. Promove uma análise dos seus comportamentos alimentares, como a avaliação das razões não fisiológicas ligadas a sua alimentação, situações que podem levar a quadros de distúrbios alimentares;

  5. Ajuda a manter a forma e auxilia na sua disposição e bem estar, aprimorando o seu desempenho físico e mental.

Não deixe para depois, agende agora seu nutricionista.

Quais são os exames o nutricionista pode recomendar?

Este especialista está capacitado a fazer uma variedade de análises para o melhor diagnóstico de sua saúde alimentar

O nutricionista está preparado para solicitar e interpretar uma série de exames. Alguns deles são:

Exames laboratoriais como – hemograma completo, proteínas totais.

Exames bioquímicos para avaliação e acompanhamento de doenças cardiovasculares – triglicérideos, colesterol total e frações .

Anemia – ferro, transferrina e ferritina.

Acompanhamento de doenças endócrinas – glicemia, teste oral de tolerância à glicose, insulina, hemoglobina glicada, TSH, T3 e T4 LIVRE.

Acompanhamento de doenças hepáticas – TGO, TGP, Gama GT, Bilirrubinas.

Acompanhamento de cirurgia bariátrica – vitamina B12, ferro, ácido fólico e cálcio total.

Teste de bioimpedância – realizado em balanças especiais, oferece uma avaliação da composição corporal, estimando a massa magra, gordura, água, entre outros dados que proporcionam informações mais precisas sobre o estado nutricional do paciente.

Teste de antropometria – verificação de medidas que ajudam a compor uma estimativa da quantidade de massa magra e de gordura corporal, bem como avaliação do estado nutricional.

Agende agora seu nutricionista.

Tire suas Dúvidas!

A principal diferença entre estes dois especialistas está na abordagem oferecida ao paciente. Enquanto o nutricionista promove uma educação alimentar, recomendando uma alimentação equilibrada, o nutrólogo (que tem formação médica) ajuda a prevenir, diagnosticar e tratar doenças ligadas ao metabolismo e à ingestão de nutrientes.

A alimentação deve ser colorida, rica e diversificada. A preferência deve ser dada aos alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos que, além de saudáveis, são excelentes fontes de fibras, vitaminas, minerais e vários outros compostos essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de doenças.

Uma grande parte do nosso corpo é composto por água, sendo que todos os nossos tecidos precisam estar hidratados para funcionar de maneira adequada. A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Como por exemplo: na digestão dos alimentos (o suco gástrico é composto grande parte por água), fundamental no funcionamento dos rins, lubrifica as articulações, ajuda a regular a temperatura corporal, ajuda na absorção de nutrientes, entre inúmeros outros benefícios.

O principal benefício é a promoção de hábitos saudáveis, ajudando toda a família no processo de educação alimentar e nutricional, o que vai colaborar não apenas para o crescimento e desenvolvimento dos pequenos, mas também para a saúde e qualidade de vida. Vale ressaltar que a dieta na infância deve ser a mais natural possível, minimizando o consumo de alimentos industrializados.

Existem três grupos de gordura: saturada, insaturada e trans.

Gordura saturada – Estudos recentes comprovaram que uma alimentação com 10% de gordura saturada é aprovada pelas diretrizes nutricionais. É necessária, pois atua na dissolução e armazenamento das vitaminas A, D, E e K, e participa das membranas celulares. Não deve ser consumida em excesso, pois aumenta a presença do colesterol ruim (LDL), responsável pelo entupimento das artérias. Alguns alimentos ricos em gordura saturada: carne vermelha, leite, queijos, manteiga, cacau, coco.

Gordura insaturada – É considerada uma gordura benéfica para o organismo. Também deve ser consumida com equilíbrio. Ela eleva o nível de HDL no sangue, o chamado colesterol bom, que faz a limpeza das artérias. Alguns alimentos ricos em gordura insaturada: abacate, azeite, amêndoa, castanha-de-caju, linhaça, óleos de girassol, soja e milho.

Gordura trans – É produzida industrialmente por um processo químico chamado de hidrogenação. O seu consumo traz malefícios, pois contribui diretamente com o ganho de peso e com a diminuição do colesterol bom (HDL) e aumento do colesterol ruim (LDL). Alguns alimentos ricos em gordura trans: bolachas, biscoitos, sorvetes, carnes processadas.

TELEMEDICINA

Teleconsulta

É uma consulta médica remota, realizada através de chamadas de vídeo, com médico e paciente localizados em locais diferentes.

Nesta consulta o médico obtém informações clínicas, laboratoriais ou de imagem do paciente a fim de estabelecer um diagnóstico, prescrever condutas, tratamentos ou emitir documentos médicos.

Teleinterconsulta

É a troca de informações exclusivamente entre médicos, com ou sem a presença do paciente, para auxílio diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico do paciente. Permitindo desta forma que diversas especialidades médicas possam assistir pacientes em locais longínquos.