A consciência de ter uma alimentação mais balanceada e saudável vem crescendo muito na população. Para apoiar, tirar dúvidas e elaborar um planejamento individual, é preciso se consultar com um nutricionista.
Ter uma alimentação saudável afeta todos o nosso organismo, melhorando completamente a qualidade de vida. De acordo com a Conexa Saúde, entre janeiro e maio de 2021, o atendimento em telenutrição aumentou mais de 330%.
Em comemoração ao Dia do Nutricionista, vamos falar mais sobre essa profissão. Entenda os campos de atuação, quando procurar uma consulta e sua importância. Continue a leitura.
O que a nutricionista faz?
Esse profissional da saúde é responsável pelo estudo, orientação e vigilância da alimentação e nutrição. Ajudando seus pacientes a adequar sua dieta com base numa avaliação nutricional.
Assim, verificando os nutrientes que estão em falta e nas especificidades alimentares de cada um, é criado um plano alimentar. Sendo totalmente personalizadas para cada paciente, ajudando a ter uma vida mais saudável e diminuindo o risco de doenças.
O nutricionista pode atuar na área da alimentação coletiva, preparando cardápios para restaurantes, empresas, escolas e hospitais. Além de trabalhar em clínicas, na indústria de alimentos, academias, secretarias da Saúde, pesquisas universitárias, etc.
Auxiliando os pacientes na perda de peso, alimentação saudável, controle de qualidade e até desenvolvimento de produtos. E também naquelas dietas especiais para esportistas.
Qualquer idade pode procurar um nutricionista. Pois esse profissional conseguirá ajudar na variação alimentar, respeitando os gostos e individualidades de cada um.
Áreas de atuação
Clínica
Atuando em consultório, o nutricionista atende pessoas que desejam emagrecer, ter uma alimentação mais saudável ou já apresentam alguma doença. Como, por exemplo, diabetes, obesidade, hipertensão, etc.
Com o acompanhamento correto, o paciente conseguirá manter um bom estado nutricional, reduzindo riscos dessas doenças. Além de auxiliar nas pessoas que vão ou já passaram por cirurgias bariátricas.
Hospital
O profissional que trabalha no hospital dá todo o suporte nutricional para os pacientes internados. Definem o cardápio das refeições, contendo todos os nutrientes necessários para cada pessoa.
Indústria de alimentos
Nesse setor, o profissional trabalhará com regulamentação dos alimentos, análise do processamento, controle de qualidade e fazer os informes técnico-científicos. Assim, realizando pesquisas, trabalhos laboratoriais, etc.
Gastronomia
O nutricionista pode trabalhar também cuidando da parte nutricional de cardápios nos mais diversos restaurantes. Assim, poderão oferecer todos os tipos de comidas aos seus clientes.
A importância do nutricionista
Todos precisam de macro e micronutrientes para manter seu organismo funcionando da melhor forma. Para isso, é preciso escolher os alimentos corretos.
Já que ter uma alimentação saudável ajuda:
- Disposição e concentração;
- Perda de peso;
- Regula o intestino
- Melhora a qualidade do sono;
- Ganho de energia;
- Previne doenças.
Afinal, consumir nutrientes com a quantidade certa de carboidratos, proteínas e minerais, aumenta a resposta imunológica do organismo. E leva mais energia para todo o corpo.
Além disso, a pandemia trouxe uma necessidade ainda maior de cuidarmos de nós. Já que ter uma alimentação mais saudável ajuda a proteger nosso organismo de todas doenças.
Quando procurar uma consulta?
A principal procura deste profissional é para perda de pedo.
A internet está cheia de dietas, que prometem emagrecimentos milagrosos, ou para ajudar na queda de cabelo, por exemplo. Porém, é muito importante frisar que não se deve compartilhar a sua receita com terceiros.
Isso porque, cada pessoa tem suas particularidades alimentares e níveis corretos de nutrientes para seu biotipo. Por isso, consultar com um nutricionista é ter um cronograma alimentar totalmente personalizado.
Assim, você irá ingerir a quantidade ideal para seu corpo e sua meta, seja ela qual for. Evitando fazer jejuns, que podem ser prejudiciais.
Mas é importante ressaltar que dietas, não funcionam apenas comendo verduras. É preciso adaptar as refeições para pratos saudáveis, juntamente de exercícios. Pois, o sedentarismo também contribui muito para o ganho de gordura.
Outros pacientes que devem se consultar com um nutricionista são os que sofrem de alguma doença. Por exemplo: os diabéticos, quem tem distúrbios alimentares, problemas digestivos ou obesos.
É fundamental ir ao especialista antes de desenvolver alguma dessas doenças. Aproveitando que o nutricionista está mais acessível hoje, já que há uma grande procura pela vida saudável.
A frequência das consultas vai depender de acordo com o histórico e objetivo de cada paciente. Visto que pessoas que fizeram ou irão fazer a cirurgia bariátrica devem ir mais vezes, comparados com alguém que está tentando ganhar massa muscular, por exemplo.
A Consultare possui nutricionistas com a mais alta qualidade, prontos para te ajudar a entrar numa rotina saudável. Você pode agendar uma consulta aqui, e garantir os melhores preços.
Dessa forma, consultar com um nutricionista beneficia não apenas numa possível dieta, mas um melhor funcionamento de todo o corpo. Evitando o cansaço e baixa imunidade.
Continue lendo nossos conteúdos no blog!