Home > Neurologia Consultare
Neurologia é o ramo da medicina especializado em investigar, diagnosticar e tratar distúrbios neurológicos que afetam o sistema nervoso (cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e nervos) e os componentes neuromusculares (neurônios e músculos).
Os problemas mais comuns tratados pelo neurologista são: dores de cabeça, distúrbios do sono, AVC, tumores, distúrbios do movimento (como tremores e Mal de Parkinson), demências (como Mal de Alzheimer), esclerose múltipla, neuropatias periféricas (como as decorrentes do diabetes), doenças musculares e de junção (como a miastenia gravis), tonturas, vertigens, desmaios, crises convulsivas e epilepsias, infecções do sistema nervoso (como meningites e encefalites), doenças degenerativas, déficit de atenção e hiperatividade, além de formigamentos, perda de memória, confusão mental, perda de força, alteração na visão, mudança de comportamento e etc.
Qualquer pessoa em algum momento da sua vida, incluindo crianças, pode necessitar da avaliação de um neurologista que, inclusive, pode ser recomendada por outro profissional da área médica, como o psiquiatra, infectologista e até um reumatologista, por exemplo.
É importante procurar a avaliação deste especialista em caso de dor de cabeça e enxaqueca, dormência ou formigamento, confusão mental, perda de memória, distúrbios do sono, rigidez ou fraqueza muscular, dificuldade repentina para enxergar, tremores, desmaios, entre outros.
Mantenha a sua saúde em dia, consulte um dos nossos neurologistas.
O neurologista deve ser procurado para uma avaliação toda vez que surgirem sinais e sintomas como: dores de cabeça, intensas ou não, episódios repetitivos de tonturas; dormência ou formigamento de partes ou de um lado do corpo, crises convulsivas; problemas de memória e alterações de personalidade; confusão e problemas na fala; distúrbios do sono, fraqueza ou rigidez muscular, especialmente de braços e pernas; dificuldade para caminhar; tremores; movimentos não intencionais do corpo; dores crônicas que se arrastam por períodos prolongados e até mesmo dificuldades repentinas de enxergar, que podem ser causadas por alterações no sistema nervoso.
Venha agora fazer uma consulta com um dos neurologistas da Consultare.
As unidades da Consultare contam com uma extensa agenda de horários para a marcação de consulta com nossos neurologistas.
Veja a Unidade mais próxima de você.
Com o objetivo de sempre se manter saudável, é imprescindível o acompanhamento médico e exames regulares.
Dedique tempo para cuidar da sua saúde.
Procurar um neurologista regularmente traz os seguintes benefícios:
Diagnóstico e tratamento de dores de cabeça e dores na região lombar ou cervical, por exemplo, que provocam desconforto e interferem na sua qualidade de vida e até na execução de tarefas cotidianas;
Melhora a qualidade do sono, já que vários distúrbios de ordem neurológica podem interferir na qualidade do seu sono;
Diagnóstico e tratamento de distúrbios que podem afetar a memória, já que o esquecimento pode ser decorrente de problemas mais simples como stress e qualidade de sono ruim, ou sintoma de doenças graves, com demência, como na doença de Alzheimer;
O diagnóstico precoce de doenças degenerativas, como o Mal de Alzheimer, ajuda a retardar o seu avanço e a controlar os sintomas, melhorando a qualidade de vida do paciente;
Orientações assertivas sobre como manter a saúde do seu cérebro, melhorando o aporte cerebral na oxigenação e nos nutrientes, que inclui a recomendação da prática de exercícios físicos e alimentação saudável.
Não deixe para depois, agende agora uma consulta com um de nossos neurologistas.
O neurologista está preparado para solicitar e interpretar uma série de exames.
O exame neurológico pode ser dividido em várias etapas como consciência, atenção, linguagem, funções cognitivas, marcha, equilíbrio, força motora, movimento anormais, reflexos, sensibilidade, nervos cranianos e sinais meningorradiculares. Diferentes técnicas podem ser utilizadas para esta avaliação do sistema nervoso central, como manobras executadas pelo médico e alguns movimentos executados pelo paciente. Além disso, o neurologista pode solicitar exames laboratoriais e outros mais complexos, como:
Tomografia do Crânio ou TC do Crânio – é um exame de diagnóstico por imagem que permite a avaliação do encéfalo. É recomendada para o diagnóstico de várias doenças, como AVC e aneurisma cerebral, tumores benignos ou malignos e alterações neurológicas.
Ressonância Magnética do Crânio – é também um exame de imagem, que fornece uma alta resolução das estruturas neurais. É indicada para diagnóstico de diversas doenças neurológicas, como: acidente vascular cerebral (AVC), aneurismas cerebral , esclerose múltipla, epilepsia, Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, meningite, lesão cerebral decorrente de trauma, tumores cerebrais benignos ou malignos, entre outros.
Eletroencefalograma (EEG) – O EEG é um exame que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo.
Doppler transcraniano – O Doppler transcraniano é um método baseado no sistema de Doppler de emissão pulsada de ondas de baixa frequência, realizado no crânio do paciente. É um exame não invasivo e indolor ao paciente. O objetivo do exame é avaliar a circulação sanguínea dos principais vasos intracranianos.
Eletroneuromiografia – A eletroneuromiografia é um exame que consiste em um conjunto de testes diagnósticos para avaliar a função do sistema nervoso periférico: nervos, músculos e junção neuromuscular. A eletroneuromiografia de membros superiores tem a finalidade de avaliar as funções motoras e sensitivas da coluna, ombros, braços, antebraços, punhos e mãos. A eletroneuromiografia de membros inferiores consiste no exame voltado para análise da cintura pélvica, coluna, coxas, pernas e pés.
Agende agora seu neurologista.
Não, apesar de ser mais comum após os 65 anos de idade, sendo o Mal de Alzheimer o tipo de demência mais recorrente. Apesar da maioria das pessoas com demência ser idosa, é importante salientar que nem todas as pessoas idosas desenvolvem demência e que esta não faz parte do processo de envelhecimento natural. A demência pode surgir em qualquer pessoa, em algumas situações pode ocorrer em pessoas com idades entre os 40 e os 60 anos.
A dor de cabeça, também conhecida como cefaleia, provoca dores que dão a sensação de cabeça pesada ou pressionada. Geralmente é uma dor fraca ou moderada, não impede o paciente de fazer suas atividades habituais e não causa outros sintomas. As causas podem ser estresse, ansiedade, depressão, etc.
A enxaqueca é uma dor de cabeça crônica, que geralmente começa com uma dor latejante em um dos lados da cabeça, e aumenta progressivamente. Além da dor, pode haver outros sintomas como a fotofobia (aversão a luz), fonofobia (aversão ao som), visão turva, enxergar pontos luminosos, náuseas e vômitos.
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune, ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. É mais comum em pessoas entre 20 e 40 anos, embora possa se desenvolver em qualquer idade. É cerca de 2 a 3 vezes mais comum em mulheres que em homens, especialmente naquelas com mais de 40 anos.
Os principais sintomas incluem: dificuldade para caminhar, problemas com a visão, como visão turva, dormência ou formigamento em diferentes partes do corpo, rigidez muscular e espasmos, problemas com equilíbrio e coordenação, problemas de memória e fadiga.
Segundo os especialistas, o cérebro não nasce pronto e só é concluída sua formação a partir dos 20 anos de idade. Uma das últimas áreas a concluir o desenvolvimento é o córtex frontal, região que controla impulsos e molda as perspectivas de futuro. Por isso, os adolescentes, por exemplo, costumam ser mais impulsivos.
Com a correria do cotidiano e todos os estímulos a que estamos expostos no mundo moderno, é normal nos esquecermos de onde colocamos as chaves do carro ou de tomar um remédio, por exemplo. O problema realmente merece atenção quando estes episódios de esquecimento se tornam mais comuns e frequentes, principalmente se estiverem associados à desorientação, confusão mental, dificuldade de comunicação, entre outros sintomas. Combinados, estes sinais podem ser um sinal de alerta para o desenvolvimento de quadros de demência, como Mal de Alzheimer. A avaliação de um neurologista é indispensável.
É uma consulta médica remota, realizada através de chamadas de vídeo, com médico e paciente localizados em locais diferentes.
Nesta consulta o médico obtém informações clínicas, laboratoriais ou de imagem do paciente a fim de estabelecer um diagnóstico, prescrever condutas, tratamentos ou emitir documentos médicos.
É a troca de informações exclusivamente entre médicos, com ou sem a presença do paciente, para auxílio diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico do paciente. Permitindo desta forma que diversas especialidades médicas possam assistir pacientes em locais longínquos.