(19) 3500-1700  •  Consultare – Centro Médico Acessível

Endocrinologia Consultare

Consultare, cuidado e carinho para você!

O que é endocrinologia?

A atuação deste profissional vai muito além de nos ajudar no controle do peso

É a área da medicina que estuda o funcionamento das glândulas do corpo humano. Este especialista é responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças que acometem as glândulas responsáveis pela produção de hormônios e do metabolismo de carboidratos e gorduras.

As glândulas são responsáveis pela produção de hormônios, essas substâncias que regulam o funcionamento dos órgãos. Quando estas glândulas não funcionam corretamente, ocasionam diversos problemas no organismo.

Como atua um endocrinologista?

Saiba quais doenças este médico pode tratar

O endocrinologista pode atuar no tratamento de diversos distúrbios como andropausa, dislipidemias (aumento do colesterol), distúrbios do crescimento nas crianças e adolescentes, distúrbios menstruais, puberdade precoce, síndrome de Cushing (distúrbio da supra-renal), doenças da tireoide (hipotireoidismo e hipertireoidismo), tumores da hipófise, hirsutismo (excesso de pelos), obesidade, osteoporose, reposição hormonal da menopausa.

Os hormônios regulam várias funções do nosso corpo e alterações em seus níveis podem desencadear diversos problemas de saúde.

Quem deve procurar um endocrinologista?

Este especialista atende pacientes nas diferentes faixas etárias

Quando a produção de hormônios e o metabolismo funcionam corretamente, ganhamos bem-estar e qualidade de vida, isso em qualquer fase da vida, como na infância, na fase adulta e na velhice. O que significa dizer que o endocrinologista está apto a atender pacientes de todas as faixas etárias.

Mantenha a saúde e vacinas em dia, consulte um dos endocrinologistas da Consultare.

Quando procurar um endocrinologista?

Entenda a importância da consulta com um endocrinologista

O endocrinologista é o médico especializado no tratamento de qualquer disfunção em nosso sistema endócrino, que está relacionado com a produção de hormônios, indispensáveis para diversas funções do nosso organismo. Desta forma, é importante procurar este especialista sempre que surgirem sinais que possam indicar alterações na produção de hormônios, entre eles estão:

  • Puberdade Precoce – Puberdade é o período de transição da infância para a fase adulta, no qual ocorrem modificações no corpo da criança. Em meninas, a puberdade ocorre entre 8 e 13 anos e o primeiro sinal é o surgimento de mamas (broto mamário). Em meninos, ocorre entre 9 e 14 anos e o primeiro sinal é o aumento do tamanho dos testículos. Considera-se como precoce a puberdade que surge antes dos 8 anos em meninas e dos 9 anos em meninos. É causada pela circulação precoce dos sexuais no sangue. O diagnóstico deve ser precoce para que o tratamento seja iniciado evitando uma maturação sexual prematura;
  • Alterações súbitas no peso sem motivo aparente podem ser o indício de doenças na tireóide, diminuição nos níveis de cortisol (insuficiência adrenal) e diabetes mellitus;
  • Diabetes: doença caracterizada por altas taxas de glicose no sangue. Entre os principais sintomas pode-se citar: cicatrização lenta, visão turva, boca seca, cansaço, sede, excesso de urina durante o dia (poliúria) ou durante a noite (noctúria) e formigamento nos pés;
  • Hipotireoidismo é uma doença que acomete a glândula tireóide, esta passa a produzir menos hormônios que o normal. A doença apresenta sintomas de metabolismo lento, sonolência, constipação intestinal, aumento do peso, unhas quebradiças, queda de cabelos, depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos (chamada bradicardia), menstruação irregular, diminuição da memória e cansaço excessivo;
  • Hipertireoidismo é uma doença que acomete a glândula tireoide, ocorre quando há uma produção excessiva dos hormônios. Ocorre um aumento no volume da tireóide, associado a outros sintomas, como aceleração dos batimentos cardíacos (chamada taquicardia), irregularidade no ritmo cardíaco, nervosismo, ansiedade, irritação, mãos trêmulas e sudoreicas, perda de apetite, sudorese, queda de cabelo e/ou fraqueza do couro cabeludo, rápido crescimento das unhas, com tendência à descamação das mesmas, fraqueza muscular especialmente nos braços e coxas, perda de peso, protusão dos olhos;
  • Fraturas de baixo impacto provocadas por quedas ou lesões que geralmente não causariam grandes danos podem indicar quadros de osteoporose, hipertireoidismo ou outros males relacionados ao enfraquecimento dos ossos;
  • Presença excessiva de pêlos, geralmente escuro e grosso, em regiões do corpo feminino como por exemplo face e tórax, são indícios de problemas como a síndrome do ovário policístico.

 

Venha agora fazer uma consulta com um dos endocrinologistas da Consultare.

Onde posso consultar um endocrinologista?

Uma unidade sempre perto de você

As unidades da Consultare contam com uma extensa agenda de horários para a marcação de consulta com um de nossos endocrinologistas.

Veja a unidade mais próxima de você.

Porque devemos procurar um endocrinologista?

Mantenha-se sempre saudável

Com o objetivo de sempre se manter saudável, é imprescindível o acompanhamento médico e exames regulares.

Dedique tempo para cuidar da sua saúde.

Procurar um endocrinologista regularmente traz os seguintes benefícios:

  1. Você acompanha o funcionamento do seu sistema endócrino, que regula diversas funções do nosso organismo e o metabolismo, garantindo uma vida mais saudável;

  2. Problemas relacionados ao crescimento em crianças . As características genéticas influenciam grande parte do crescimento de uma criança. Contudo, quando esse crescimento parece estar acima ou abaixo do esperado para a faixa etária, é necessário investigar se há alguma alteração hormonal;

  3. Acompanhamento da andropausa. Assim como acontece com as mulheres, os homens também passam por uma diminuição na produção dos hormônios ao envelhecer. Nesse caso, a reposição hormonal ajuda a aliviar sintomas como cansaço, disfunção sexual e redução da força muscular.

  4. Pessoas com diagnóstico de diabetes ou histórico familiar da doença, obesas, que têm muita sede e vontade de urinar frequente ou tiveram uma perda de peso sem motivo aparente devem buscar o acompanhamento do endocrinologista;

  5. A obesidade é uma condição frequentemente tratada pelo endocrinologista, mesmo podendo ser causada por uma alimentação inadequada e pelo sedentarismo, o excesso de peso também pode estar relacionado a um componente hormonal.

Não deixe para depois, agende agora uma consulta com um de nossos endocrinologistas.

Quais são os exames que um endocrinologista pode recomendar para diagnósticos?

Este médico está capacitado a fazer uma variedade de análises para o diagnóstico de vários problemas de saúde

Durante a consulta com o endocrinologista, podem ser solicitados exames de rotina, inclusive para medir os níveis de alguns hormônios no sangue, importantes para para o diagnóstico de doenças crônicas.

Testosterona – O exame é útil para detectar níveis anormais de testosterona em pacientes do sexo masculino ou feminino. Nos homens, níveis anormais auxiliam no diagnóstico de dificuldades com a ereção, infertilidade ou puberdade precoce ou tardia. Nas mulheres, ajuda a explicar o surgimento de características masculinas, dificuldade de engravidar e na síndrome do ovário policístico (SOP).

Dosagem dos Hormônios da Tireoide – TSH, T3, T4, Anti- TPO, Anti-Tg , Anti receptores:

  • Dosagem do TSH: É o principal exame para o diagnóstico do hipotireoidismo e hipertireoidismo. Recomenda-se a dosagem em pacientes com suspeita ou risco para hipotireoidismo ou hipertireoidismo além de se recomendar o rastreio a cada cinco anos a partir dos 35 anos.
  • T4 livre: Assim como o TSH, o T4 livre auxilia no diagnóstico do hipertireoidismo e hipotireoidismo.
  • Dosagem do T3 total e/ou livre: Em conjunto com a interpretação do T4 livre, é um importante exame que ajuda no diagnóstico e seguimento do tratamento do hipertireoidismo.
  • Anticorpos Antiperoxidase (Anti TPO), Anticorpos Antitireoglobulina (Anti-Tg), Anticorpos Anti-receptores de TSH (TRAb): Detectam doenças tireoidianas auto-imunes, como Doença de Graves e Tireoidite de Hashimoto. Essas doenças são as causas mais comuns de hipo e hipertireoidismo.

 

Cortisol – exame de cortisol utilizado para verificar se há problemas no funcionamento das glândulas adrenais ou da hipófise. Pode ser feito através de amostra de sangue, urina ou saliva .

Hormônio do crescimento (GH) – O hormônio do crescimento, também chamado de GH ou somatotropina, é um importante hormônio produzido pela glândula hipófise que atua no crescimento da criança e do adolescente, também participa de processos do metabolismo do corpo. Este exame é feito com a dosagem em amostras de sangue colhidas em laboratório e costuma ser solicitado quando há suspeitas da falta de produção do GH, especialmente em crianças que apresentam um crescimento abaixo do esperado, ou do excesso de sua produção, comum em casos de acromegalia ou gigantismo.

Curva Glicêmica – A curva glicêmica é um exame de sangue feito principalmente para o diagnóstico do diabetes mellitus ou da diabetes gestacional. O exame é feito no laboratório onde o paciente permanece durante toda a sua realização, a duração do exame pode chegar a 6 horas, na dependência da solicitação médica.

Curva insulinêmica – Curva insulinêmica é a avaliação dos níveis de insulina no sangue, avaliado após a ingestão de uma sobrecarga de glicose, geralmente os valores são mensurados, em jejum, 1 hora e 2 horas após a sobrecarga de glicose, ou a critério médico . É um exame importante na avaliação de suspeita de Diabetes ou para verificar a resposta a um tratamento específico.

Garanta a sua saúde e de sua família, agende agora os exames solicitados pelo seu endocrinologista.

Tire suas Dúvidas!

Esta é uma dúvida bastante comum. O médico endocrinologista auxilia no processo de emagrecimento, principalmente se o paciente apresentar algum problema de saúde que dificulte a eliminação do peso, mesmo realizando dietas restritivas e exercícios físicos.

De forma geral você pode procurar um nutricionista quando a sua necessidade for exclusivamente dieta ou reeducação alimentar. Já o endocrinologista deve ser consultado em casos de disfunções hormonais, que levam a quadros de obesidade ou perda excessiva de peso. Muitas vezes, o trabalho do nutricionista pode ser complementar ao do endocrinologista.

Na menopausa podem ocorrer alterações hormonais que o endocrinologista poderá auxiliar no tratamento como o aparecimento da depressão e osteoporose, pode haver o surgimento de alterações como diabetes e problemas da tiróide.

Sim. Os problemas que as crianças e adolescentes mais enfrentam decorrentes de disfunções hormonais e que devem ser tratados por um endocrinologista são: baixa estatura, obesidade, puberdade precoce, diabetes, alterações na tireoide.

Sim, se esta doença não for tratada poderá afetar de forma importante a qualidade de vida, pois acarreta cansaço, sonolência, alterações de humor e da memória , sintomas que, certamente, vão prejudicar o desempenho no trabalho, nas atividades intelectuais e os momentos de lazer.

TELEMEDICINA

Teleconsulta

É uma consulta médica remota, realizada através de chamadas de vídeo, com médico e paciente localizados em locais diferentes.

Nesta consulta o médico obtém informações clínicas, laboratoriais ou de imagem do paciente a fim de estabelecer um diagnóstico, prescrever condutas, tratamentos ou emitir documentos médicos.

Teleinterconsulta

É a troca de informações exclusivamente entre médicos, com ou sem a presença do paciente, para auxílio diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico do paciente. Permitindo desta forma que diversas especialidades médicas possam assistir pacientes em locais longínquos.