Home > Dermatologia Consultare
A dermatologia é uma especialidade médica que se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas. É também especialidade indicada para atuação em procedimentos médicos estéticos, cirúrgicos e oncológicos relacionados à pele.
Se você busca por um especialista dermatologista em Campinas, a Consultare oferece o melhor para você!
O dermatologista atua realizando diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças que afetam a pele, unhas e cabelos, orientando ainda sobre cuidados gerais, ajudando a solucionar problemas estéticos e zelando pela manutenção da beleza da pele.
Este médico também é habilitado para tratar doenças como: acne (espinhas), alergias, vitiligo, psoríase, micoses, hirsutismo (excesso de pelos), melasma, hiperhidrose ( suor excessivo), hidradenite, cisto sebáceo, cisto epidérmico, lipoma, pediculose (piolho), escabiose (sarna), dermatite seborreica, dermatite atópica, dermatite de contato, rosácea, calvície e alopecia ( queda de cabelos), hanseníase (lepra) e câncer de pele. Este médico também é habilitado para tratar de doenças nas mucosas: boca, lábios, gengiva e língua.
São inúmeras as doenças dermatológicas que afetam a pele, pêlos, mucosas, cabelos e unhas. Essas enfermidades podem acometer crianças, adultos e idosos, em qualquer fase de suas vidas.
Sintomas como acne, coceira, vermelhidão e descamação, bem como pele muito seca ou oleosa, unhas fracas ou manchadas, queda de cabelo ou fios quebradiços, suor em excesso, mau cheiro nas axilas ou nos pés, manchas e pintas suspeitas são alguns dos sinais que exigem uma avaliação deste profissional.
Mantenha a sua saúde em dia. Consulte um dos nossos dermatologistas em Campinas.
Qualquer tipo de alteração na pele, cabelo, unhas e mucosas devem ser avaliadas por este especialista. É fundamental buscar atendimento dermatológico o mais breve possível ao observar sinais e alterações, como:
Cravos e espinhas – acne quando não tratada corretamente pode deixar marcas e cicatrizes permanentes na pele.
Coceira, vermelhidão e descamação – que podem ser decorrentes de diversos fatores, como picada de inseto, eczema, dermatite, entre outros.
Pele muito seca ou muito oleosa – importante avaliação para a indicação do melhor tratamento e mais adequado para cada caso.
Unhas fracas, manchadas ou com descamação – podem indicar uma série de alterações como micose, anemia, psoríase, problemas na tireoide e até uma deficiência nutricional. Já alterações de formato e cor podem ser sinais de diabetes, doenças respiratórias e problemas cardiovasculares e, por isso, exigem avaliação de um dermatologista.
Queda excessiva de cabelo ou fios quebradiços – pode ser decorrentes de diversos fatores como alopécia, micose no couro cabeludo, alteração hormonal pós-parto, síndrome metabólica e até problemas na tireoide. Portanto, a avaliação do dermatologista é fundamental.
Sudorese excessiva – a transpiração é uma função normal do corpo, mas quando é abundante, pode causar constrangimentos e transtornos. O suor excessivo também pode ser um sinal de alerta para doenças metabólicas, problemas hormonais, podendo estar relacionado a diabetes, alterações da glândula tireóide e infecções. Portanto, a avaliação do dermatologista é fundamental.
Mau cheiro nos pés e nas axilas – chamada de bromidrose, é uma condição na qual a sudorese corporal vem acompanhada de um odor desagradável. Embora não seja grave, é causa comum de desagrado e prejuízo à qualidade de vida do indivíduo, por isso exige a avaliação de um dermatologista que vai indicar o melhor tratamento para cada caso.
Sinais e pintas suspeitas – O dermatologista deve ser procurado no surgimento de lesões na pele como sinais ou pintas, principalmente se estas tiverem alterações de cor, tamanho ou formato, apresentarem sangramentos ou descamações, sinais que podem estar relacionados ao câncer de pele.
Venha agora fazer uma consulta com um dos dermatologistas em Campinas da Consultare.
As unidades da Consultare contam com uma extensa agenda de horários para a marcação de consulta com nossos dermatologistas em Campinas.
Veja a Unidade mais próxima de você.
Com o objetivo de sempre se manter saudável, é imprescindível o acompanhamento médico e exames regulares.
Dedique tempo para cuidar da sua saúde. A visita regular ao dermatologista é tão importante quanto a visita ao oftalmologista e ao dentista.
Procurar um dermatologista regularmente traz os seguintes benefícios:
É importante consultar um médico dermatologista anualmente, mesmo que você não tenha um problema visível. O dermatologista avaliará as condições de sua pele, de seu cabelo e de suas unhas orientando os cuidados necessários para mantê-los sempre saudáveis. Este especialista também poderá tratar acne, manchas, rugas e linhas de expressão, queda de cabelo, unhas quebradiças, por isso a avaliação de rotina é muito importante;
Nos casos de queda excessiva de cabelo. É normal perder em torno de 100 fios de cabelo por dia. Ao identificar sinais como: perda de muito cabelo no travesseiro, no banho, ao passar a mão na cabeça ou ao pentear os cabelos, procure imediatamente o médico dermatologista;
No surgimento das incômodas verrugas. Algumas lesões na pele, que costumam ser referidas pelos pacientes como verrugas, geralmente são lesões benignas, e causam muito desconforto estético. Elas podem ser resolvidas com pequenos procedimentos cirúrgicos ou cauterização;
Na consulta o dermatologista vai indicar o melhor protetor solar, sabonete, cremes e loções mais apropriados para seu tipo de pele, além de avaliar a necessidade de procedimentos para melhorar a qualidade da pele e amenizar rugas;
O dermatologista também é o especialista mais indicado para o tratamento de imperfeições estéticas, como celulite, rugas e flacidez. Em meio a uma diversidade de procedimentos disponíveis, a escolha pela melhor técnica varia para cada paciente.
Não deixe para depois, agende agora seu dermatologista em Campinas nas unidades Consultare.
O dermatologista está preparado para solicitar e interpretar uma série de exames, entre eles estão:
Dermatoscopia – a Dermatoscopia é um exame feito na consulta dermatológica, através de um aparelho chamado dermatoscópio, que permite visualizar a pele, cabelos e unhas com riqueza de detalhes. É um exame importante na avaliação de lesões suspeitas de câncer de pele, também é utilizada em uma variedade de doenças inflamatórias, como psoríase, líquen , rosácea e infecciosas, como papilomavírus humano, molusco contagioso e tinea.
Biópsia – o exame consiste em remover um fragmento da lesão para realização do estudo anatomopatológico, diagnosticando o tipo de lesão na pele. É muito utilizada para diagnosticar o câncer de pele.
Raspado – o médico realiza a raspagem da lesão para que o material retirado seja encaminhado para análise laboratorial. É normalmente realizado para o diagnóstico de infecções fúngicas.
Luz de Wood – o médico utiliza esta técnica para avaliar as características das lesões como: extensão, bordas, pigmentação, auxiliando no diagnóstico das doenças .
Citodiagnóstico de Tzanck – exame realizado para diagnosticar lesões causadas por vírus, como a herpes, que geralmente se manifesta através de bolhas.
Agende agora seu dermatologista em Campinas.
A acne é uma doença que precisa ser tratada independentemente da idade da pessoa. Dependendo da gravidade, a acne pode causar sofrimento emocional e levar a cicatrizes da pele permanentes. Existem tratamentos eficazes disponíveis e quanto mais cedo eles forem iniciados, menor será o risco de danos à pele . Conforme o grau e a intensidade da acne, o tratamento poderá ser por via oral ou tópico, dependendo de uma avaliação criteriosa do dermatologista.
É importante ressaltar que qualquer diagnóstico deve ser feito por um dermatologista e que qualquer pinta potencialmente suspeita deve ser avaliada. Existem alguns sinais que podem ser observados: uma pinta de cor acastanhado ou negra que mudou de cor, mudança no seu formato ou no tamanho, que causam sangramento, pinta descamativa que não cicatriza, são sinais que devem ser avaliados por um especialista.
As queimaduras possuem três graus e são classificadas pela gravidade da lesão.
As queimaduras de primeiro grau, ocorrem quando apenas a parte superficial da pele é atingida. Não há a formação de bolhas, porém o local fica vermelho e a pessoa tem a sensação de ardência. Em geral, melhora com o passar dos dias.
As queimaduras de segundo grau acontecem quando além da vermelhidão (eritema), formam-se bolhas. Trata-se de uma lesão mais profunda, sendo recomendada a avaliação de um dermatologista para o tratamento adequado.
Já a queimadura de terceiro grau é mais grave, pois os tecidos mais profundos da pele são atingidos, podendo gerar necroses, ou seja, morte do tecido. Este tipo de ferimento é uma emergência médica devendo o indivíduo procurar imediatamente atendimento médico.
Não! No caso de queimaduras de primeiro e segundo graus, a primeira providência a ser tomada é colocar o local ferido sob água fria e corrente. Não colocar gelo e nem aplicar qualquer outra substância no local, pois além de ineficazes podem agredir ainda mais a pele já sensibilizada.
O primeiro passo é manter a higiene pessoal em dia. Depois do banho, é preciso secar bem o corpo, principalmente nos locais com dobras, como virilha, axilas, mãos e pés. Também é desaconselhável compartilhar instrumentos de manicure, como alicate, lixas e palitos, toalhas de banho e outros artigos ligados à higiene pessoal que tenham contato direto com a pele.
É uma consulta médica remota, realizada através de chamadas de vídeo, com médico e paciente localizados em locais diferentes.
Nesta consulta o médico obtém informações clínicas, laboratoriais ou de imagem do paciente a fim de estabelecer um diagnóstico, prescrever condutas, tratamentos ou emitir documentos médicos.
É a troca de informações exclusivamente entre médicos, com ou sem a presença do paciente, para auxílio diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico do paciente. Permitindo desta forma que diversas especialidades médicas possam assistir pacientes em locais longínquos.