Uma clínica de vacina é uma ótima opção para manter em dia o seu calendário de vacinação e a sua saúde.
Afinal, é por meio das vacinas que nós nos mantemos protegidos de diversas doenças, pois elas agem diretamente em nossos sistemas imunológicos, combatendo vírus e bactérias.
Então, se você está na dúvida de quando ir a uma clínica de vacina e como escolher a ideal, vem com a gente nesse artigo que te explicamos tudo!
O que são as vacinas?
As vacinas são substâncias que atuam em nosso organismo para combater vírus e bactérias, além de nos proteger contra casos infecciosos.
Isso porque elas estimulam nosso corpo a produzir anticorpos fundamentais para combater inúmeras patologias, como dengue, sarampo, caxumba e afins.
Como é feita a vacina?
O processo de produção da vacina costuma envolver anos de estudo para realizar o enfraquecimento do vírus, eliminação do vírus e remoção de parte do microrganismo.
Assim, o processo de fabricação de vacinas inclui:
- pesquisa e coleta de amostras;
- descoberta e desenvolvimento;
- testes pré-clínicos e clínicos;
- liberação dos órgãos reguladores da vacina;
- fabricação da vacina após aprovação;
- distribuição da vacina à população.
Qual é a importância da vacinação?
A vacinação é importante porque ela é hoje uma das formas mais eficientes que temos para prevenir doenças.
Afinal, com ela o nosso corpo fica protegido de vírus e bactérias que afetam nossa saúde e podem até mesmo nos levar à morte.
Além disso, a vacinação é importante porque tem o potencial de erradicar doenças, como ocorreu com a varíola.
Por que a vacinação começa tão cedo?
A vacinação costuma começar cedo porque as crianças são mais suscetíveis às doenças.
Isso porque as defesas imunológicas dos pequenos não estão tão bem formadas como as dos adultos.
Então, quanto mais cedo começamos a aplicar vacinas, mais cedo as crianças ficam protegidas.
Não é à toa que em 22 anos o índice de mortalidade infantil caiu em 77% no Brasil e muito dessa queda foi relacionado ao potencial das vacinas.
O farmacêutico pode aplicar a vacina?
Sim, o farmacêutico pode aplicar vacinas desde 2017.
Mas para isso o estabelecimento deve cumprir todas as exigências e critérios fixados pela ANVISA.
Destes critérios, podemos citar a obrigação de um profissional de saúde habilitado para realizar a aplicação e as condições propícias de transporte, armazenamento e conservação sanitária.
O que avaliar ao escolher uma clínica de vacinação?
Ao buscar por uma clínica de vacina, você deve avaliar a credibilidade do local, sua reputação no mercado e o histórico de atendimentos satisfatórios.
Também é fundamental que a clínica de vacina ofereça aos seus pacientes um atendimento de qualidade, personalizado e principalmente humanizado.
No mais, leve em conta se a clínica de vacina tem boas instalações, é confortável e, por fim, se a disponibilidade deles bate com os seus horários.
O que precisa ter na sala de vacina?
Uma sala de vacinação precisa ter alguns equipamentos específicos, segundo a RDC Anvisa Nº 197, sendo eles:
- pia de lavagem;
- bancada;
- mesa;
- cadeira;
- caixa térmica de fácil higienização;
- equipamento de refrigeração exclusivo para guarda e conservação de vacinas, com termômetro de momento com máxima e mínima;
- local para a guarda dos materiais para administração das vacinas;
- recipientes para descarte de materiais perfurocortantes e de resíduos biológicos;
- maca;
- termômetro de momento, com máxima e mínima, com cabos extensores para as caixas térmicas.
Vantagens de tomar vacina em uma clínica confiável
Abaixo, confira algumas vantagens de tomar vacinas em uma clínica confiável.
Contar com vacinas que não estão presentes na rede pública
Uma clínica de vacina geralmente tem opções de imunizantes que não estão disponíveis facilmente na rede pública de saúde.
Isso pode ocorrer principalmente em casos de faixas etárias, como a vacina para HPV, que só é oferecida para jovens entre 9 e 14 anos na rede pública.
Assim, em uma clínica de vacina você consegue tomar essa vacina independentemente de sua idade e se proteger das decorrências do HPV.
Atendimento diferenciado
Em uma clínica de vacina, as chances de você receber um bom atendimento são enormes.
E isso faz toda diferença na hora da aplicação, principalmente para pessoas que têm medo de agulha e ficam muito tensas nessas situações.
Há também os bebês e crianças, que necessitam de um atendimento mais personalizado, algo que sempre é garantido nestas clínicas.
Maior conforto para bebês e crianças
E como já adiantamos acima, o atendimento personalizado para bebês e crianças costuma ser garantido em uma clínica de vacina.
Assim, os pequenos são acalmados para o momento da aplicação e, além disso, as tecnologias mais recentes presentes em clínicas causam menos efeitos colaterais neles.
Com isso, os pais geralmente não precisam ficar cuidando de seus filhos após a aplicação de uma vacina, pois as chances de febre e dores no corpo são baixas.
Por que as clínicas particulares oferecem vacinas extras?
Devido a questões de custos e de capacidade de produção dos laboratórios, o nosso governo não consegue disponibilizar vacinas para toda a população, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
Desta forma, o Ministério da Saúde trabalha com vacinações na rede pública que são prioridades e que mais atacam a população, além de considerar as faixas etárias com maiores riscos de adoecimento e complicações.
Já as clínicas de vacina não trabalham com essas limitações e justamente por isso costumam ter vacinas extras. E elas também são verificadas pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), pois devem cumprir todas as normas de vacinação que são estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Conclusão
Como você viu ao longo deste artigo, as vacinas são fundamentais para combater vírus e bactérias, além de nos proteger contra casos infecciosos.
Não é à toa que os cientistas levam anos para produzir vacinas e elas passam por diversas fases até serem distribuídas a nós.
Então, se hoje você está em busca de uma clínica de vacina para completar o seu calendário de vacinação, leve em conta os pontos que citamos por aqui, como:
- boa reputação;
- credibilidade do local;
- histórico de atendimentos satisfatórios;
- atendimento humanizado, de qualidade e personalizado.
Além disso, avalie os equipamentos que citamos que devem estar presente na sala de vacina, para ter certeza que o local escolhido segue todas as regras estipuladas pela Anvisa!
Por fim, se quiser saber mais sobre vacinas e entender quais você precisa tomar agende sua consulta na Clínica Consultare Campinas ou demais unidades.