O check-up feminino possui diversos exames para cuidar da saúde do corpo da mulher. Isso porque, elas buscam os serviços de saúde como forma de prevenção. Ao contrário dos homens, que só vão quando já estão em estágios avançados de alguma doença.
De acordo com o Programa Nacional de Saúde, mais de 82% das pacientes procuraram o médico em 2019, comparado com 69% dos homens. Isso se deve ao fato de que as mulheres vão ao ginecologista ainda jovens.
Neste conteúdo, você vai saber mais sobre a saúde da mulher. Veja quais exames estão no check-up feminino, a idade para cada um e a importância de realizá-los. Continue a leitura.
Check-up feminino
A maioria dos exames femininos são prescritos pelo ginecologista. Mas outros especialistas podem solicitar, como neurologista, cardiologista ou endócrino.
O check-up feminino começa na época da primeira menstruação. E, mesmo após a idade reprodutiva, a mulher ainda precisa de acompanhamento na menopausa.
Para aquelas que não apresentam nenhum problema, a frequência deve ser de pelo menos uma vez ao ano. Entretanto, caso haja alguma irregularidade nos exames, os check-ups devem ser mais regulares. Assim como para as grávidas.
Os exames básicos para as mulheres variam de acordo com a idade de cada uma. Dependendo do caso, algumas avaliações extras podem ser solicitadas, com base em fatores de risco ou histórico.
Mas, de modo geral, os exames de rotina são:
- Exame de sangue;
- Papanicolau;
- Mamografia;
- Ultrassom;
- Colposcopia;
- Exames cardiológicos;
- Densitometria óssea;
- Exame de urina;
- Exame oftalmo.
Exames essenciais
Abaixo dos 20 anos
Para as mulheres com menos de 20 anos deve ser feita uma avaliação clínica completa. Com aferição da pressão, tireoide, testes imunológicos, exames de laboratório e de imagem.
Já no exame de sangue, há alguns pontos que devem ser olhados com mais atenção. Como o colesterol, triglicerídeos, glicose, creatinina, hemoglobina glicada, ferro e proteínas.
Além desses, há a parte hormonal com o T3 e T4, o TSH, FSH, LH e cortisol. Bem como devem ser realizados testes para as doenças sexualmente transmissíveis.
O ultrassom pélvico ou transvaginal deve ser feito anualmente. Dessa forma, ele avalia os ovários, parede uterina e endométrio, junto com o Papanicolau.
Entre 20 e 30 anos
A lista dos exames do check-up feminino do tópico anterior continua. Mas, agora, serão acrescentados mais alguns.
Como é o caso do ultrassom das mamas, que entra na lista de exames de rotina. Já que antes ele poderia ser solicitado caso houvesse alguma suspeita no exame clínico.
Entre 30 e 40 anos
Na maioria das vezes, nessa faixa etária começam os exames para identificar o HPV. Assim como o controle da tireoide e fazendo a checagem dos hormônios tireoidianos (T3, T4 e TSH).
Entre 40 e 50 anos
A mamografia passa a ser um dos exames do check-up feminino obrigatórios e passa a ser realizada regularmente. E deve ser feita até os 75 anos, aprofundando a investigação sobre o câncer de mama.
Já no exame de sangue, alguns pontos se tornam cruciais. Como colesterol e triglicerídeos para a prevenção de doenças cardiovasculares. E a glicemia, para o diabetes.
Acima dos 51 anos
Além de todos os exames solicitados nas outras faixas etárias, a partir dos 50 deve ser feita uma densitometria óssea. Dessa forma, o médico poderá avaliar se há osteoporose, por exemplo.
Bem como aumentar os exames cardíacos, como o eletrocardiograma. Assim, ter uma rotina de monitoramento do coração, ajudará a prevenir muitas doenças.
A importância do check-up feminino
O check-up feminino reúne em uma lista os exames mais importantes que a mulher deve realizar, sendo estes os básicos. E caso haja necessidade, o médico poderá pedir complementares para a investigação de alguma patologia.
Fazer os exames regularmente é a melhor forma de prevenir várias doenças. Isso porque, o médico estará sempre acompanhando a saúde da mulher.
Caso alguma doença apareça, é possível realizar uma intervenção – cirúrgica ou através de medicamentos – antes que ela se agrave. Dessa forma, evitando que possa trazer complicações mais sérias.
Afinal, realizando um tratamento logo no começo, a chance de cura sem nenhum problema é muito maior. Evitando, por exemplo, a evolução de um câncer de mama.
Além disso, com os exames em dia, o médico poderá adotar medidas preventivas. Por exemplo, solicitar a diminuição do consumo de comidas gordurosas ou com muito açúcar, fazer exercícios físicos regularmente, cuidar mais da saúde mental, etc.
Para as mulheres, as doenças que mais causam problemas de saúde são:
- Cardiovasculares;
- Câncer de mama, de colo de útero e de intestino;
- Osteoporose.
E os principais exames para diagnosticar essas doenças, estão no check-up feminino.
Mas, vale lembrar também que os exames feitos anualmente devem ser solicitados com o acompanhamento do médico. Seja ginecologista, cardiologista, endocrinologista, etc.
Assim, além de poder fazer o diagnóstico correto, o médico poderá pedir exames complementares. Já que cada mulher é única e tem dores diferentes.
A Consultare possui pacotes de check-up feminino e masculino. Divididos por faixa etária, com os exames corretos para cada idade. Além de contar com preços que cabem no seu bolso, você consegue agendar para o mesmo dia.
Continue lendo mais conteúdo no nosso blog.