Você sabe o que é foliculite? São pequenos pontinhos vermelhos na pele, parecendo espinhas. Elas geralmente surgem após a depilação com lâmina.
Mas não se preocupe. Isso é muito normal e acontece com todas as pessoas. Dessa forma, a foliculite nada mais é do que uma pequena inflamação no pelo.
Neste artigo, vamos falar sobre o que é foliculite, quais suas causas e como você pode tratá-la com a depilação a laser. Confira!
Leia também: Tipos de DIU
O que é foliculite?
A foliculite é uma infecção que pode ser crônica ou não. Ela acontece nos folículos pilosos, local onde nascem os pelos.
Assim, aparecem pequenos pontos – parecidos com espinhas com a ponta branca – em torno do folículo inflamado. Fazendo com que a região fique mais sensível, avermelhada e podendo até coçar.
Ela pode acometer qualquer pessoa que tenha feito depilação com lâmina, cremes depilatórios ou cera. Mas tem alguns casos em que há alguma predisposição para desenvolver a foliculite. Como, por exemplo, fototipo mais alto, obesos, baixa imunidade, etc.
A foliculite pode surgir em qualquer lugar do corpo. Entretanto, as principais áreas são face, axilas, nádegas e virilha.
Apesar de ser algo fácil de tratar, em alguns casos pode ser necessário uma intervenção cirúrgica. Além de acompanhamento com um médico.
Causas
Agora que você já sabe o que é foliculite, é preciso conhecer os motivos que acometem as pessoas. A Sociedade Brasileira de Dermatologia mostra que a principal causa é a infecção bacteriana.
Através da depilação, pode ocorrer algumas micro lesões na pele, facilitando a proliferação de bactérias. É o caso da lâmina.
Porém, ela pode ser causada por pelos encravados. Já que nosso organismo o considera como corpo estranho, desencadeando uma inflamação.
Outras causas são:
- Roupa justa ou que retém calor e umidade;
- Lesões – de qualquer tipo – na pele;
- Picadas de insetos
- Acnes ou dermatite;
- Calor causado por uso de vestimentas de borracha;
- Fita de plástico em contato com o pelo.
Foliculite e depilação
Uma das principais causas da foliculite é a depilação com lâminas. Isso porque, esse método não remove os pelos por completo – desde a raiz.
Dessa forma, a pele se torna espessa como uma forma de proteção. Assim, impede que o pelo – que ainda tem uma parte junto a sua raiz – volte a crescer normalmente. O que ocasiona na inflação e, consequentemente, na foliculite.
Sendo assim, para evitar esse incômodo é preciso manter a pele limpa e arejada. O uso de hidratantes e água termal também é recomendado.
Porém, a depilação a laser é a mais divulgada para tratar a foliculite, principalmente a crônica. Isso porque esse é o único método que remove todo o pelo. E, assim, evita a necessidade de outras formas de depilação.
Através dela, um feixe de luz com alta intensidade elimina os folículos pilosos. Aqueles que ficam inflamados e causam incômodo.
Por levar em consideração a quantidade de pelos e o tom da pele, o número de sessões varia para cada pessoa. Por isso, é preciso de uma avaliação de um profissional especializado. Apenas ele saberá quantas sessões e qual o tipo de laser usar para cada um.
Veja a importância da alimentação e estética.
Benefícios da depilação a laser
As esteticistas que trabalham com a depilação a laser já sabem o que é foliculite e como tratá-la. Por isso, recomendam tanto esse método para acabar com os fios pontiagudos.
Mas a depilação a laser traz muitos outros benefícios. Como, por exemplo, ter uma pele bem mais hidratada e lisa, que não sofrerá com a agressão da lâmina ou cremes depilatórios. Além disso, não deixa a pele sensível, evitando bactérias.
O tempo entre uma sessão e outra é muito maior do que com outros métodos de depilação. Com o laser, eles demoram meses ou anos para crescer de novo. E ainda voltam mais finos e claros.
Outra vantagem é ser um procedimento indolor. Comparado com a cera, a depilação a laser dá apenas alguns desconfortos. Mas isso é apenas no começo. Conforme as sessões vão acontecendo, essa sensação vai desaparecendo.
A Consultare possui uma área de estatística completa para garantir o seu bem-estar. E, claro, a depilação a laser não podia ficar de fora. Agende agora mesmo sua sessão.
Assim, saber o que é foliculite te ajuda a entender a importância que a depilação a laser tem para o tratamento. Além de outros benefícios que esse método traz para sua pele.
Continue lendo nosso blog.