O colesterol alto é um dos principais causadores de problemas cardiovasculares. Ele significa o acúmulo de gordura no vaso sanguíneo.
De acordo com o Ministério da Saúde, 4 em cada 10 adultos apresentam nível de colesterol elevado. Então, o dia 8 de agosto foi intitulado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Com objetivo de combater e conscientizar as pessoas sobre essa doença, que pode ser fatal.
Neste conteúdo, vamos falar mais sobre o que é o colesterol alto e quais são seus tipos. E, ainda, confira como você pode manter os níveis nos intervalos recomendados. Continue a leitura.
O que é colesterol alto?
O colesterol é um tipo de gordura importante para o funcionamento do corpo. Ele está presente na estrutura de celulas. Como coração, fígado, intestino, músculos, pele, etc.
E, também, ele serve para a produção de alguns hormônios. Como vitamina D, testosterona, estrogênio, cortisol e ácidos biliares. Por isso, o corpo produz aproximadamente 70% do colesterol. O resto vem da dieta.
Para ser transportado pelo nosso corpo, existem diferentes formas. Sendo as principais:
- LDL: conhecido como o “mau colesterol”, ligado a uma proteína que o transporta do fígado para as células e veias;
- HDL: o “bom colesterol”, que remove as gorduras da corrente sanguínea, levando-as para ser eliminadas no fígado;
- Colesterol total: a somatória de todos os valores de colesterol no organismo.
Dessa forma, o colesterol alto é o acúmulo de gordura nas paredes da corrente sanguínea. Sendo esse o LDL. Com o tempo, essas placas podem atrapalhar e dificultar a passagem do sangue. E, assim, podendo levar a um ataque cardíaco ou AVC.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o primeiro trimestre de 2020 registrou 104 mil mortes causadas por doenças cardiovasculares. Isso significa que temos um óbito a cada 90 segundos, em média.
Mas, não são apenas os adultos que estão sujeitos a riscos de doenças causadas pelo colesterol alto. De acordo com o Hospital do Coração, mais de 34% das crianças de 5 a 9 anos estão acima do peso.
Esse fator favorece muito o surgimento de doenças como diabetes, hipertensão e dislipidemia. Que são consideradas fatores de risco para as doenças cardiovasculares.
O que causa?
O colesterol alto pode ser causado por uma má alimentação ou fatores genéticos. Além de outras doenças que podem gerar complicações. Por exemplo a diabetes, hipo e hipertireoidismo.
Alimentos com muita fritura, açúcar, sódio ou gorduras saturadas elevam o LDL, aumentando o risco de doenças cardiovasculares. Uma vez que com muito mais colesterol na corrente sanguínea, a circulação ficará prejudicada.
O consumo de álcool em excesso e anabolizantes também são outros fatores que aumentam o colesterol. Assim como fumantes, idade avançada, pressão alta, doença renal ou outras doenças cardíacas.
Níveis de colesterol
Os níveis de colesterol alto podem indicar uma maior chance de causar problemas no coração. Porém, esse fator não pode ser olhado sozinho.
É igualmente importante ressaltar que é preciso passar por um especialista. Para que ele analise não apenas seu exame de sangue, mas toda sua trajetória.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), os valores ideais do colesterol devem ser:
- Colesterol total: abaixo de 190 mg/dl;
- HDL: acima de 40 mg/dl;
- Triglicérides: abaixo de 150 mg/dl.
E para o LDL, a SBC divide em três níveis:
- Abaixo de 130 mg/dl: risco baixo de desenvolver doenças cardiovasculares;
- Menos de 100 mg/dl: risco intermediário;
- Abaixo de 70 mg/dl: risco alto.
Como evitar?
Para evitar que os níveis aumentem, você pode mudar algumas coisas na sua rotina. Porém, é imprescindível que faça uma consulta com um cardiologista. Assim, ele poderá analisar seu caso e passar um tratamento adequado.
De qualquer forma, é muito importante manter uma vida mais saudável. Por isso, faça atividades físicas regularmente, pelo menos 3 ou 4 vezes na semana.
Também é fundamental adotar uma dieta equilibrada, com poucos alimentos gordurosos. Com frutas, verduras, fibras e aquelas com óleos vegetais, nozes e leguminosas – como a soja.
Além disso, mantenha seu peso sob controle, evite cigarro e consumo de bebidas alcoólicas. E, também, faça check-ups regularmente. Especialmente se você já tiver alguma doença que possa aumentar os riscos.
A Consultare possui ótimos cardiologistas. Além de contar com uma estrutura completa para exames. Você pode agendar aqui.
Dessa forma, você consegue acompanhar sua saúde, evitando o colesterol alto. E também, prevenindo de desenvolver doenças cardiovasculares.
Leia outros conteúdos no nosso blog!