Para procedimentos mais simples, os médicos recomendam pequenas cirurgias. Isto é, são bem menos invasivas e tem um pós-operatório muito mais simples, sem tantas restrições. Além disso, o paciente já é liberado no mesmo dia.
Eles também podem ser chamados de cirurgias ambulatoriais. Por isso, não precisam ser realizadas numa sala de cirurgia como estamos acostumados a ver. Bem como, podem ser feitas sob anestesia local, com menos de uma hora de duração – em média.
Neste conteúdo, vamos explicar o que são pequenas cirurgias, quais são elas e quando são indicadas. Além disso, confira a lista de procedimentos que você pode fazer aqui na Consultare. Continue a leitura.
O que são pequenas cirurgias?
As pequenas cirurgias, ou cirurgias ambulatoriais, são procedimentos de menor complexidade. Por isso não precisam de uma estrutura completa como uma sala cirúrgica. Sendo assim, podem ser realizadas apenas sob anestesia local e sem a necessidade de internação.
A maioria delas dura menos de uma hora no total. Então, o paciente apenas fica em observação algumas horas após o procedimento e depois é liberado para casa.
Igualmente é o pós-operatório, que não há tantas restrições. Só para ilustrar, na maioria das cirurgias, o retorno às atividades rotineiras é bem rápido – dependendo do local onde foi realizada a cirurgia. Os pontos podem ser retirados de 6 a 14 dias após o operatório.
Mas, é preciso lembrar-se de manter os cuidados gerais com a cicatriz. Bem como seguir todas as recomendações médicas.
Quando é indicado realizar?
Normalmente, as pequenas cirurgias são recomendadas para fins estéticos, reparadores, terapêuticos ou de diagnóstico. Por exemplo, são realizadas a retirada de verrugas, pintas, cisto sebáceo, biópsia, drenagem, entre outros.
Sendo essas, divididas em:
- Retirada de pequenas lesões: remover algum o tecido lesionado;
- Correção de pequenas cicatrizes;
- Correção de unha encravada, lóbulo de orelha e a fimose;
- Tratamento de feridas menores: pequenas lesões traumáticas, queimaduras, aberturas de pontos de cirurgias anteriores, abscessos, hematomas menores, etc.
Mesmo que as pequenas cirurgias sejam de menor complexidade é necessário passar por um médico antes. Assim, ele poderá avaliar a lesão ou ferida e decidir pelo melhor procedimento para a retirada.
Além disso, vale lembrar que apenas médicos podem realizá-las. Dessa forma, fica assegurado a sua segurança durante todo o procedimento. Assim, ele também te ajudará no pós-operatório e nos próximos passos, em caso de biópsia.
Lista de pequenas cirurgias realizadas na Consultare
Ademais as pequenas cirurgias que exigem uma anestesia local, a Consultare também realiza procedimentos menos invasivos. Assim também podem ser por estética, de diagnóstico ou reparadores. Confira a lista com alguns deles:
- Aspiração no ouvido;
- Avaliação audiológica básica;
- Biópsia de lesões de pele;
- Bloqueio cervical;
- Cauterização química;
- Colonoscopia;
- Criocirurgia – Nitrogênio;
- Curativo otológico;
- Curva tensional diária;
- DIU;
- Drenagem de abscesso cutâneo, de unha e furúnculo;
- Eletrocoagulação de lesões cutâneas ou urológica;
- Exame do campo visual;
- Manobra de Epley;
- PAC;
- Paquimetria;
- PEATE;
- Peeling químico;
- Postectomia;
- Remoção de lesões, unha, cisto;
- Retinografia;
- Retirada de corpo estranho na pele;
- Teste da orelinha;
- Topografia de córnea;
A Consultare possui uma sala cirúrgica especializada para realizar as pequenas cirurgias.
Além disso, a Consultare também faz outras cirurgias. Entretanto, essas são realizadas em hospitais parceiros e/ou credenciados, com toda a qualidade e segurança das nossas clínicas. Sendo elas:
- Ginecológica e Obstetra;
- Plástica;
- Otorrinolaringológica;
- Oftalmológica;
- Urológica;
- Ortopédica;
- Cirurgia Geral;
- Vascular.
Você pode conferir mais informações no nosso site sobre as pequenas cirurgias que são realizadas. Ou então, agendar uma consulta com um profissional.
Assim, seja para procedimentos ou cirurgias pequenas é necessário passar por uma avaliação médica. Bem como seguir as recomendações do pós–operatório.
Continue lendo nosso blog!