A dúvida sobre o que faz um obstetra é muito comum em gestantes e a origem da palavra já ajuda a esclarecer essa questão. Obstetra, no latim, significa “ficar ao lado”.
E é justamente esse o papel desse profissional, ficar ao lado da gestante, durante toda a gravidez, desde o pré-natal até o parto e também no puerpério.
Então, a sua função geral é oferecer todo o cuidado que a mamãe e o bebê precisam assim que a gravidez é descoberta.
Para entender em mais detalhes o que faz um obstetra, como são suas consultas e até mesmo a diferença deste profissional para um ginecologista, basta seguir a leitura conosco!
Realize seus exames ginecológicos com a ajuda da Consultare!
Obstetra: o que faz?
O obstetra é o profissional da saúde que acompanha toda a gestão de uma pessoa grávida, para que haja segurança e bem-estar na saúde da mãe e do feto durante toda essa fase.
Para isso, são feitas consultas em que orientações e conselhos são repassados e devem ser acatados ao longo do período gestacional.
Além do mais, o obstetra pede exames, os avalia, dá diagnosticos, passa medicamentos e vitaminas essenciais para a saúde da mãe, além de ser capaz de detectar qualquer problema tanto na mulher, quanto no feto.
Sendo assim, podemos resumir que algumas funções do obstetra são:
- avaliar o histórico de saúde da gestante;
- realizar consultas periódicas;
- dar orientação a paciente;
- acompanhar o feto;
- aconselhar durante o pré-natal;
- fazer parto normal ou cesárea.
Por fim, como você viu acima, na lista de o que faz um obstetra, há também o parto, seja ele normal ou cesárea, e depois há as consultas durante o puerpério.
Qual a diferença entre ginecologia e obstetrícia?
A principal diferença entre ginecologia e obstetrícia é que ginecologistas não fazem partos, enquanto os obstetras fazem.
Diante desse cenário, você deve consultar o ginecologista sempre que precisar cuidar da saúde do seu sistema reprodutor feminino.
É com esse profissional que mulheres devem fazer consultas e exames desde a primeira menstruação até a pós-menopausa, pois é ele que identifica doenças do sistema reprodutor.
Já a dúvida sobre o que faz um obstetra nós já esclarecemos: ele é o médico que deve ser procurado para fazer todo o acompanhamento gestacional, desde o planejamento e início da gravidez até o puerpério.
Qual o papel do obstetra na gravidez?
O papel do obstetra na gravidez é dar toda a assistência que a gestante precisa, tirando dúvidas, aconselhando, prescrevendo remédios e muito mais.
Abaixo, separamos as principais funções deste profissional na gravidez, deixando ainda mais claro o que faz um obstetra.
Acompanhar toda a gestação
O obstetra deve ser procurado assim que a gravidez for descoberta.
É ele quem iniciará todo o processo de consultas de pré-natal, solicitando exames para verificar a sua saúde e a saúde de seu bebê.
Assim, o obstetra acompanha toda a gestação, fala sobre a formação do seu filho e as alterações que o seu corpo irá passar.
No mais, ele dará orientações sobre os cuidados físicos e psicológicos que você deve ter consigo mesma e o seu bebê enquanto estiver grávida e após a gestação.
Prescrever medicamentos
Na gravidez, alguns medicamentos são fundamentais para manter a saúde da mãe e para prevenir má formação da criança.
E para tomar as medicações corretas, que não afetem medicações anteriores a gravidez que foram tomadas, é preciso fazer o acompanhamento com o obstetra.
Diminuir a taxa de mortalidade
As taxas de mortalidades de gestantes e de crianças são evitadas com acompanhamento médico de um obstetra, durante consultas de pré-natal.
Isso porque esse profissional consegue identificar doenças que afetam gestantes e que muitas vezes não apresentam sintomas, como a Toxoplasmose.
Essa é uma contaminação que leva mulheres a terem gestação de alto risco e pode desenvolver problemas graves no feto, como má-formação, cegueira e retardo mental.
Garantir um parto seguro
Conforme falamos no tópico sobre o que faz um obstetra, ele é quem realiza as consultas de pré-natal e também faz o parto.
Assim, ele dá mais segurança às gestantes, pois o parto, um momento de muita tensão, é feito com alguém que elas já conhecem e têm uma intimidade, passando mais segurança e calma.
Realizar acompanhamento no puerpério
O obstetra cuida da saúde e bem-estar da gestante desde que a gravidez é descoberta, durante o período de gestação, no parto e também no puerpério.
O puerpério se trata dos primeiros dias depois do parto, em que a mulher precisa de cuidados e muita atenção, pois a saúde da mãe afeta diretamente a saúde do bebê.
O que o obstetra faz na primeira consulta?
Na primeira consulta, o obstetra faz perguntas sobre o histórico de saúde da gestante e solicita alguns exames laboratoriais para avaliar a mãe e fazer diagnósticos mais precisos.
Destes exames, os mais comuns são:
- ultrassonografia de 1º trimestre;
- ultrassonografia obstétrica de 1º e 2º trimestre;
- ultrassonografia obstétrica com dopplervelocimetria;
- exames de imagem;
- perfil biofísico fetal;
- cardiotocografia;
- exames de urina;
- hemograma completo;
- ultrassonografias morfológicas.
Portanto, é fundamental que assim que souber da gravidez, a mulher busque por um obstetra para acompanhá-la e dar orientações.
E essas consultas precisam ser mantidas ao longo de toda gestação, para que a sua saúde e a do seu bebê sejam garantidas.
Obstetra faz parto?
Sim, o obstetra faz parto e ajuda a mulher a se sentir mais segura neste momento, pois ela já o conhece de todas as consultas de pré-natal.
Isso também ajuda o próprio profissional, que sabe todo o histórico de saúde da gestante e consegue prevenir mal estar devido a algum problema durante o parto.
Como é o serviço de Obstetrícia da Consultare?
O serviço de obstetrícia da Consultare garante consultas individualizadas com a gestante.
Nelas, o profissional avalia a saúde da mãe e o desenvolvimento do feto, examina o peso, pressão arterial, inchaços, batimentos cardíacos e movimentações do bebê, além da altura uterina depois de 20 semanas.
Realize seus exames ginecológicos com a ajuda da Consultare!
Conclusão: obstetra: o que faz?
Com esse artigo, a nossa missão era mostrar a você o que faz um obstetra.
Para isso, esclarecemos que ele é quem acompanha toda a gestão de uma pessoa grávida, para que haja segurança e bem-estar na saúde da mãe e do feto durante toda essa fase.
No mais, ele também é o profissional da saúde que realiza o parto e que acompanha a mulher durante o puerpério.