Muitas vezes subestimada, a essa gripe é uma doença causada pelo vírus Influenza H3N2 (Gripe H3N2) que, ao contrário do que se pensa, alguns casos são graves podem até matar. No começo deste ano, houve um surto de gripe em meio à pandemia. O fato serviu como um alerta para nos atentarmos que não é somente o COVID-19 que é perigoso. Outras doenças, mesmo aquelas consideradas menos graves, podem trazer grandes complicações, tanto às pessoas quanto à sociedade.
A Consultare é totalmente a favor da vacina e busca realizar a distribuição e aplicação dos imunizantes em suas unidades. Porém, mais do que isso, gostaríamos de esclarecer porque é tão importante prevenir a gripe.
Antes de tudo, devemos falar sobre essa cepa, a H3N2. Ela é uma evolução da Influenza A (H1N1) que, no Brasil, teve seu pico de contaminações em 2008. A H3N2 pode ser transmitida por ar ou por gotículas, por meio de tosse ou espirros. Por isso, fique atento se vir uma pessoa espirrando ou tossindo próximo a você.
A gripe possui sintomas similares aos da COVID-19, mas, evidentemente, com uma taxa de letalidade muito menor.
Seus sintomas podem ser considerados leves no começo, mas se não cuidados podem trazer outras complicações. É importante falar que grávidas, idosos e pessoas com comorbidades possuem um risco maior de complicações com a gripe.
Alguns dos seus sintomas são:
- Espirros;
- Calafrios;
- Tosse;
- Náusea e vômito;
- Febre alta;
- Coriza;
- Cansaço excessivo;
- Diarreia;
- Dor corporal, de cabeça ou de garganta
Como se Prevenir da “Gripe” H3N2
A melhor maneira para se prevenir do vírus H3N2 é a vacinação, pois todos os anos há a atualização delas tornando cada vez mais eficiente. A vacina acaba te protege. Outras maneiras são as máscaras – muito comuns nos últimos tempos – e também a higienização constante das mãos.
Tratamento H3N2
Ao sentir os sintomas do vírus H3N2, você deve procurar um médico ou alergista para um diagnóstico. a maneira mais fácil é realizar uma consulta especializada online. O recomendável é: ingestão de bastante água, repouso, alimentos leves e de fácil digestão. A utilização de analgésicos, anti-inflamatórios e antivirais (em alguns casos) deve ser feita apenas com orientação médica.
De todo modo, a vacina é uma solução segura e altamente recomendável.
Vacine-se em nossas unidades mas, caso esteja com gripe, entre em contato conosco para passarmos o procedimento mais adequado para o tratamento.