Home > Proctologia Consultare
É a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, tratamentos clínicos e cirúrgicos de doenças que acometem o intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
O proctologista, também conhecido como coloproctologista é o médico especializado no diagnóstico e tratamento clínico ou cirúrgico de pacientes com doenças no intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus, como por exemplo hemorroidas, fissuras anais, abcessos perianais ou anorretais, fístulas perianais ou anorretais, cisto pilonidal,
HPV anal (condilomas), constipação intestinal, incontinência fecal, tumor intestinal, doença diverticular, doenças inflamatórias intestinais como a retocolite ulcerativa e a Doença de Crohn.
A consulta com o proctologista deve ocorrer de forma periódica, especialmente por pessoas acima de 50 anos, que devem fazer o check-up preventivo anualmente. Já para indivíduos com histórico familiar de câncer no intestino e reto é indicado que o exame preventivo ocorra anualmente a partir dos 40 anos de idade.
As visitas regulares a este especialista são importantes para assegurar um diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de intestino.
Mantenha a sua saúde em dia, consulte um dos nossos proctologistas.
Existem diversos sintomas que podem indicar a necessidade de uma consulta com este especialista. Os principais são: sangramento anal ou nas fezes, coceira, ardência ou presença de nódulo na região anal, alteração no habito intestinal como constipação ou diarreia, cólicas e dor frequente na região abdominal e histórico de câncer intestinal na família.
Venha agora fazer uma consulta com um dos proctologistas da Consultare.
As unidades da Consultare contam com uma extensa agenda de horários para a marcação de consulta com nossos proctologistas.
Veja a Unidade mais próxima de você.
Com o objetivo de se manter saudável, é imprescindível o acompanhamento médico especializado e exames regulares.
Dedique tempo para cuidar da sua saúde.
Procurar um proctologista regularmente traz os seguintes benefícios:
Prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas como hemorroidas, incontinência fecal e fístula anal que podem provocar dor e/ou desconforto extremo, comprometendo o bem-estar e a qualidade de vida, interferindo até na realização de atividades cotidianas;
Diagnóstico e tratamento de problemas relacionados ao funcionamento do seu intestino, como constipação, dificuldade para evacuar, sangramento anal, diarréia persistente por mais de 3 semanas, alterações no funcionamento e cólicas e dor frequente na região abdominal, problemas que afetam até o seu humor;
Detecção de alertas, sinais de algo que pode causar transtornos para sua saúde, especialmente do seu intestino, reto e ânus, órgãos que podem ser acometidos por várias doenças;
Diagnóstico e tratamento precoce de problemas, como pólipos intestinais, que inicialmente não causam sintomas, mas podem evoluir para câncer de intestino;
Diagnosticar diferentes tipos de doenças inflamatórias intestinais crônicas, como por exemplo, a Doença de Crohn, que aumenta o risco de desenvolvimento do câncer colorretal.
Não deixe para depois, agende agora seu proctologista.
O proctologista está preparado para solicitar, realizar e interpretar uma série de exames, entre eles estão:
Exame de toque retal – quando feito por um proctologista este exame visa diagnosticar problemas do reto e ânus, como hemorroidas, fissuras, fístulas e também cânceres do reto e do canal anal.
Colonoscopia e Retossigmoidoscopia – O exame é um procedimento que usa técnica semelhante a da endoscopia, onde o médico obtém imagens com objetivo de analisar o intestino.
A colonoscopia é indicada para identificar lesões, sangramentos, pólipos e tumores colorretais, podendo diagnosticar precocemente doenças antes de causar danos mais sérios quando realizado precocemente .
Manometria anorretal – A manometria anorretal permite ao médico a investigação de pacientes adultos e crianças, com quadro de constipação intestinal crônica ( intestino preso ) e incontinência fecal ( perda de fezes sem perceber).
Anuscopia – é um exame simples que não precisa de sedação e pode ser realizado no próprio consultório médico, indicado para o diagnóstico de alterações na região anal, como coceira, inchaço, sangramento e dor no ânus, que podem ser sintomas de problemas como hemorroidas internas, fissuras, condiloma e lesões do canal anal.
Agende agora seu proctologista.
O funcionamento correto do intestino, vai muito além da prevenção de prisões de ventre, gases e inchaço abdominal. Têm a ver com o bom funcionamento do organismo, sendo fundamental para a saúde e a qualidade de vida.
As hemorroidas são veias normais da região do reto e ânus que podem ficar inchadas semelhantes a varizes.
As hemorroidas podem ter diversas causas, como esforço em excesso durante as evacuações, obesidade, gravidez, constipação ou diarreia crônica, baixa ingesta de fibras, entre outros.
Pesquisas evidenciam que grande parte da população adulta terá algum episódio de hemorroidas ao longo da vida, embora nem todo caso exija tratamento.
O problema pode ser reduzido com algumas medidas como por exemplo aumentar a ingesta de fibras e água na dieta, reduzir o consumo de álcool, café e alimentos condimentados, praticar atividades físicas.
Comer pimenta não causa hemorróidas. Mas quem já sofre com o problema deve evitar alimentos condimentados.
Não existe nenhuma relação de causa entre as duas doenças. Contudo é importante ressaltar que a presença de sangue no ânus ou nas fezes nem sempre é sinal de hemorroida. Pode ser sinal de câncer anal ou de câncer colorretal. Por isso é importante procurar ajuda médica com urgência quando detectar a causa do sangue nas fezes.
Entre os sintomas mais comuns estão: alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados), dor ou desconforto abdominal, perda de peso sem causa aparente, fraqueza , anemia e alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas) e presença de tumoração abdominal. Lembrando que apenas um especialista é capaz de avaliar o quadro e proceder o diagnóstico correto.
É uma consulta médica remota, realizada através de chamadas de vídeo, com médico e paciente localizados em locais diferentes.
Nesta consulta o médico obtém informações clínicas, laboratoriais ou de imagem do paciente a fim de estabelecer um diagnóstico, prescrever condutas, tratamentos ou emitir documentos médicos.
É a troca de informações exclusivamente entre médicos, com ou sem a presença do paciente, para auxílio diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico do paciente. Permitindo desta forma que diversas especialidades médicas possam assistir pacientes em locais longínquos.